São Paulo, segunda-feira, 05 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Tóquio levanta suspeita sobre acordo de bastidores na escolha

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, acredita que acordos nos bastidores levaram o Rio à vitória como sede dos Jogos-2016. E levantou suspeitas sobre a atuação do presidente Lula.
"A apresentação de Tóquio foi a melhor. Mas havia uma dinâmica invisível envolvida no processo", disse ele. Tóquio foi a segunda cidade eliminada, após Chicago.
Segundo Ishihara, Lula fez propostas "atrevidas" aos membros votantes da África, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, prometeu suporte ao Rio em troca da compra de caças franceses.
"Não sei o quão relevantes eram as promessas, mas violavam as regras. Isso é parte do meu desconforto com o processo", disse Ishihara. "No COI (comitê olímpico), muitas coisas são baseadas em questões de bastidores".
Alguns membros do COI já falam em vetar a presença de chefes de Estado nas eleições de sedes olímpicas.
A vitória do Rio pode mexer no bolso do comitê. O McDonald's, parceiro do comitê, tem sede em Chicago e não renovou ainda patrocínio para os Jogos-2016.


Texto Anterior: Policiamento deve ser 4 vezes maior que no Pan
Próximo Texto: Lula se irrita com questões sobre a fiscalização dos gastos olímpicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.