São Paulo, sexta-feira, 05 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Maior chance de voltar aos Jogos será em repescagem em junho de 2008

Brasil treina três anos para decidir tudo em três meses

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção masculina deve sonhar com uma vaga em Pequim-2008 até as vésperas dos Jogos.
Com o novo calendário da Federação Internacional de Basquete, as seleções que irão à China só serão definidas após o Pré-Olímpico Mundial, uma espécie de repescagem instituída pela entidade para o próximo ciclo olímpico.
O torneio irá acontecer de 23 a 29 de junho de 2008 -a data será ratificada em dezembro, na Malásia. A Olimpíada será de 8 a 24 de agosto. "Por um lado, é bom. Os times que forem à Olimpíada já terão ritmo de jogo. Por outro, não haverá intervalo para treinos", diz Aluisio Ferreira, o Lula, técnico da seleção, que começa a preparar o time em março.
O Brasil ensaia seu retorno à Olimpíada após ter ficado fora de Sydney-2000 e Atenas-2004. No último classificatório, em Porto Rico, a seleção ficou em sétimo -havia só três vagas em jogo.
A próxima edição do torneio, em 2007, levará só dois países a Pequim-08. O terceiro, o quarto e o quinto colocados irão disputar o Pré-Olímpico Mundial, no ano seguinte, ainda sem sede definida.
EUA, bronze em Atenas, e Argentina, vice mundial e campeã olímpica, são os favoritos para as duas vagas da América. Por isso, as chances da seleção devem ficar restritas ao classificatório mundial. "O nível de dificuldade será semelhante ao do Pré-Olímpico continental. Mas os países de Ásia, África e Oceania estão em um nível abaixo", diz Lula.
Mas o formato tornará a obtenção da vaga mais difícil. As seletivas continentais darão sete vagas. América e Europa classificarão quatro países. Oceania, Ásia e África levarão só um time aos Jogos. O campeão mundial e a China estarão garantidos. As outras vagas sairão do classificatório, que terá quatro times europeus, três da América, dois da Ásia, um da Oceania e um da África.
Lula destaca o período entre as seletivas (o continental deve ocorrer em agosto de 2007, quase um ano antes do torneio decisivo). "As equipes podem se recuperar."


Texto Anterior: Futebol: Atacante do Chelsea recebe pena por doping positivo
Próximo Texto: Hóquei: Parada cardíaca durante partida causa morte de astro da Letônia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.