UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salt Lake-2002 também fará "recall" de testes

DA REPORTAGEM LOCAL

O Comitê Olímpico Internacional decidiu submeter a novos testes antidoping as amostras de urina guardadas após os Jogos de Inverno de Salt Lake City, no ano passado.
Como já havia acontecido com os exames dos Mundiais de atletismo e natação de 2003, o objetivo da investigação é tentar encontrar possíveis casos de uso de THG.
As piscinas passaram ilesas pelos novos testes; no torneio de atletismo foram registrados dois casos positivos.
Segundo o diretor médico do COI, Patrick Schamasch, 642 amostras serão analisadas novamente. Elas estão armazenadas no laboratório da UCLA (Universidade da Califórnia, em Los Angeles), que é credenciado pelo comitê olímpico. O laboratório foi o primeiro a detectar a nova substância e desenvolveu o teste que vem sendo utilizado agora.
Os Jogos de Salt Lake voltam a rondar o doping após o escândalo de 2002.
Três esquiadores tiveram resultado positivo para darbepoetina: o espanhol Johann Muehlegg, bicampeão da competição e campeão mundial, e as russas Larissa Lazutina e Olga Danilova. Similar à EPO, a substância usada por eles estimula a produção de glóbulos vermelhos, melhorando a oxigenação do sangue.


Texto Anterior: Olimpíada: Atenas-2004 terá varredura antidoping
Próximo Texto: Saiba mais: Credibilidade dos Jogos foi abalada por denúncias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.