São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conmebol muda eliminatórias

DA REPORTAGEM LOCAL

Para evitar o confronto com os clubes europeus, as seleções sul-americanas resolveram mudar o calendário das eliminatórias para a próxima Copa do Mundo.
No lugar de rodadas únicas, que poderiam exigir 18 deslocamentos de atletas que atuam na Europa para a região, a Conmebol decidiu anteontem, em reunião no Uruguai, realizar uma série de jornadas duplas, com cada equipe entrando em campo duas vezes em períodos de quatro dias.
Assim, o número de vezes que os jogadores terão que deixar seus clubes vai cair para 11.
O início das eliminatórias sul-americanas, que ainda precisa do aval da Fifa, também foi alterado. Originalmente marcada para agosto, quando a Europa faz sua pré-temporada, a disputa tem começo previsto agora para setembro. A rodada derradeira só irá acontecer em novembro de 2005.
No total, cada equipe fará quatro partidas em 2003 -duas logo na abertura e outras duas em novembro. Pelo calendário antigo, seriam cinco jogos neste ano.
O sistema de disputa será o mesmo, com todas as equipes se enfrentando em turno e returno, com os quatro primeiros garantindo classificação para o Mundial da Alemanha. A Fifa tirou a possibilidade de o quinto colocado jogar uma repescagem.
Atual campeão, o Brasil terá que jogar o qualificatório. Será a primeira vez que o detentor da taça não terá vaga garantida para defender seu título.



Texto Anterior: Memória: Clamor popular foi decisivo nas últimas escolhas
Próximo Texto: Capone é única novidade no Corinthians
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.