São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

A novela continua

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Fim de férias e a bola volta a girar esta semana na Superliga. A novidade no jogo de reabertura do torneio masculino, amanhã, será o retorno do técnico Ricardo Navajas ao banco do time de Suzano. Depois de três jogos sem comandar a equipe, Navajas resolveu voltar.
O técnico estava desanimado com a saída de Giovane do time. A equipe, atual campeã paulista, foi montada em cima da presença do jogador. Com a saída dele, o Suzano perdeu a condição de um dos favoritos ao título. Se bem que na última rodada, o time surpreendeu e venceu o Minas, atual tricampeão nacional.
Já a "novela Giovane" parece que ainda terá alguns capítulos pela frente. O atacante acertou contrato com um time italiano, o Cuneo. Mas a questão é se ele vai conseguir atuar sem a liberação de Suzano. Por enquanto, ele tem a permissão da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).
Nas fichas de transferência de jogador, o usual é que se tenha a aprovação da confederação e do clube de origem. É pouco comum a CBV liberar sem o ok da equipe a qual o jogador está vinculado.
Está certo que Giovane conseguiu uma liminar na Justiça do trabalho que garante a ele o direito de exercer a profissão. Mas você sabe, Justiça comum em competições esportivas é problema. Pode acarretar punições da Federação Internacional de Vôlei para a confederação e a paralisação do torneio.
A impressão é que a CBV quis passar o problema para a federação italiana. Para quem não sabe, o começo dessa história é o seguinte: Giovane, que tinha contrato com o Suzano até o fim da temporada, assinou com o Banespa e não conseguiu jogar na Superliga pelo seu novo clube.
Como nem o Banespa e nem Giovane pagaram a multa de rescisão do contrato, não houve acordo com Suzano. E a liminar na Justiça do trabalho acabou não sendo utilizada como recurso para ele jogar. Na última semana, o Banespa, em uma decisão surpreendente, dispensou o atacante.
No Cuneo, a história pode se complicar caso Suzano reclame seus direitos e também não haja acordo com o clube e o jogador.
O certo é que todo mundo perdeu. O Suzano ficou sem o atacante. O Banespa também não se acertou com Giovane e acabou desempenhando um papel questionável nessa novela.
Mas os prejuízos maiores foram para o jogador. Um dos heróis da conquista do título mundial com a seleção, ele acabou arranhando sua imagem e foi obrigado a mudar seu planos trocando o Brasil pela Itália. Mais: está há quase dois meses sem jogar e ainda nem tem certeza se vai conseguir atuar. Uma pena.
Já na Itália, a semana é decisiva para o vôlei: deve ser confirmado o nome do novo técnico da seleção masculina. Gian Paolo Montali, 42, é o mais cotado. Na última semana, uma publicação italiana chegou a divulgar Montali como o escolhido, mas oficialmente, ainda não foi anunciado.
Segundo a imprensa da Itália, a tendência dos dirigentes é por renovação na seleção. Por isso Montali está em alta. E currículo é o que não falta. Tem um título mundial pelo Parma e já ganhou quatro vezes o Italiano.
Na seleção, a sua tarefa será árdua: montar um time para ser campeão nos Jogos de Atenas-2004, única grande conquista que falta ao vôlei italiano.

Italiano
Três brasileiros aparecem como destaques no ranking de melhores jogadores do Campeonato Italiano. Nalbert, do Macerata, tem o quarto melhor aproveitamento no saque. No bloqueio, Gustavo, do Ferrara, é o sexto colocado. E na recepção, Kid, do Verona, aparece em décimo lugar. Já Dante, que atua no Modena e está machucado, e Giba, do Ferrara, não estão relacionados. Na classificação geral, o Modena está na segunda posição, o Macerata, na quarta, o Ferrara é o sétimo colocado e o Verona ocupa a 11ª posição.

Reforço
O MRV-Minas, atual campeão brasileiro, já deverá ter o reforço da norte-americana Logan Tom na partida de sábado contra o BCN/ Osasco, líder e um dos dois únicos invictos da Superliga feminina -ao lado do Rexona-, com cinco vitórias. A jogadora, titular da seleção dos EUA, foi vice-campeã no Mundial da Alemanha, disputado em setembro do ano passado. Ela é ponteira e vai substituir a romena Cristina Pirv.

E-mail: cidasan@uol.com.br



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: Campo invadido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.