São Paulo, #!L#Domingo, 06 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Até derrota pode garantir o título do Pré-Olímpico ao Brasil
Pelo título, seleção pega uruguaios desmotivados

do enviado a Londrina

Depois de garantir a classificação antecipada para os Jogos de Sydney-2000, a seleção brasileira sub-23 vai tentar conquistar o título do Pré-Olímpico, hoje à tarde, contra o Uruguai, no estádio do Café, em Londrina.
Vencendo ou empatando com os uruguaios hoje, o Brasil garante o título. Até uma derrota, dependendo do resultado da partida entre Chile e Argentina, pode ser suficiente.
Anteontem, o time comandado por Wanderley Luxemburgo venceu o Chile, por 3 a 1, e conseguiu a primeira vaga sul-americana para disputar os Jogos australianos, em setembro.
O segundo representante da região na Olimpíada de Sydney será definido na preliminar. Na ocasião, o Chile enfrentará a Argentina. Os dois times somam três pontos na fase final da competição e têm o mesmo saldo de gols.
"O título é muito importante para o time. A conquista do Pré-Olímpico será fundamental para formar uma geração de vencedores", afirmou Luxemburgo, que exige a vitória hoje.
A seleção brasileira é a única invicta na competição. O time venceu cinco partidas e empatou apenas uma. Só nos últimos três jogos, em que abandonou a formação com três volantes, o time de Luxemburgo marcou 16 gols, média de 5,3 por partida.
A importância da conquista do Pré-Olímpico pôde ser percebida após o final do jogo contra o Chile. Apesar de a equipe ter conseguido a vaga antecipadamente para os Jogos de Sydney, os jogadores comemoraram timidamente o resultado.
"Queremos sempre mais. Agora, o título é nossa meta. Só vamos comemorar após o encerramento do campeonato", disse o meia Edu, um dos destaques do time na competição.
Em 96, a seleção também conquistou o Pré-Olímpico, na Argentina. Apesar do título, o time, que era treinado por Zagallo, foi mal nos Jogos de Atlanta. Na ocasião, a seleção terminou em terceiro lugar, após ser eliminada pela Nigéria nas semifinais.
Para a decisão do Pré-Olímpico, Luxemburgo deverá contar com todos os titulares. A única dúvida é o atacante Lucas.
"Ele deixou o jogo contra o Chile muito cansado. Se ele se recuperar, vai jogar", disse o treinador da seleção.
Caso Lucas seja vetado, o atacante Warley é o mais cotado para formar a dupla de ataque com Ronaldinho, artilheiro da competição sul-americana. Em seis partidas em Londrina, Ronaldinho já marcou nove gols.
Contra o Uruguai, a seleção vai adotar a mesma tática do último confronto. O time vai explorar os avanços dos laterais Athirson e Baiano para "furar" a retranca adversária.
Apesar de enfrentar um rival desmotivado, Luxemburgo acredita que o Uruguai poderá "complicar" a partida.
Na primeira fase, o Uruguai foi a seleção de melhor campanha no torneio -100% de aproveitamento. No quadrangular final, o time perdeu os dois jogos que disputou, contra Chile e Argentina.
"Não podemos perder a seriedade. Eles vão jogar soltos e sem obrigação. Se relaxarmos, poderemos ser surpreendidos", disse o técnico da seleção.
Os torcedores de Londrina deverão lotar o estádio do Café. Cerca de 35 mil ingressos forma colocados à venda. (SÉRGIO RANGEL)
NA TV - Globo, Bandeirantes e Sportv, ao vivo, às 17h

Texto Anterior: Financial Times - Darwinismo marca tênis
Próximo Texto: Avaliação de Luxemburgo tem melhora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.