São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

O poder do saque

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Poucas vezes no vôlei feminino uma jogadora mostrou tanta potência e eficiência no saque como a oposto Elisângela na partida entre Macaé e Osasco, disputada anteontem, pela Superliga. Ela fez oito pontos diretos de saque. Um verdadeiro tormento para a recepção adversária.
No quarto set, com Elisângela no saque, o Macaé fez uma seqüência de seis pontos: saltou de 17 a 13 para 23 a 13. Graças à força desse saque, o time levou a decisão para o quinto set.
Por ironia, foi com um erro de saque de Elisângela que o Osasco fez o último ponto do confronto. Coisas do esporte.
Com a vitória, o Osasco já garantiu o segundo lugar dessa fase. Na quarta-feira, o time enfrenta o Rio de Janeiro, o líder e único invicto, pela última rodada da etapa de classificação. O jogo não vale nada já que o Rio também já tem o primeiro lugar garantido, mas será uma prévia da final e com muita rivalidade em quadra.
É difícil entender a lógica, se é que ela existe, do esporte. No sábado, o Pinheiros, que foi uma das surpresas da primeira fase ao bater o Osasco, tropeçou por 3 sets a 2 diante do Suzano, que em 14 jogos não tinha vitórias. O Suzano jogou tudo o que sabia, já o Pinheiros errou tudo o que podia.
Já no masculino, a rodada de hoje, a última da fase classificatória, promete emoções. Os seis jogos serão às 18h30.
Dos oito times classificados para as quartas-de-final só dois têm a posição certa: o Minas, em primeiro, e o São Leopoldo, em sexto. A classificação final das outras equipes será definida hoje.
O Florianópolis, por exemplo, que passou grande parte do torneio na liderança, perdeu a chance de já garantir a segunda colocação no fim de semana ao ser batido pelo São Leopoldo, em casa, por 3 sets a 1. Se tropeçar hoje contra a Ulbra-São Paulo, pode perder o segundo lugar.
Aliás, a luta pela segunda posição está animada. Mais dois times podem subir para essa colocação: Unisul e Banespa têm 35 pontos, um a menos do que o Florianópolis, e somam 14 vitórias e 7 derrotas. O Bento Gonçalves tem a mesma pontuação, mas, devido aos sets, pode chegar, no máximo, ao terceiro lugar.
O bacana é que ninguém tem moleza pela frente: todos os jogos de hoje são pedreiras. A Unisul encara o São Leopoldo, que tem saque poderoso e é difícil de ser batido. Já o Banespa pega o Bento Gonçalves, que também quer subir na tabela, em São Bernardo.
Pela campanha, a lógica seria que o Florianópolis vencesse a Ulbra-São Paulo, a Unisul derrotasse o São Leopoldo, e o Banespa superasse o Bento Gonçalves.
Mas o Florianópolis anda em uma fase de queda: perdeu nas três últimas rodadas e enfrentará a Ulbra-São Paulo, que parece que se acertou depois que Ricardo Navajas deixou o time.
Já a Unisul, do técnico Zé Roberto, que parecia estar embalada, jogou mal no sábado contra a Ulbra-São Paulo e perdeu. Já no duelo diante do Bento, o Banespa tem a vantagem, ainda mais se Leandrão, o oposto do time, de 2,08 m e uma das revelações do torneio, estiver inspirado.

Europeu
O Pesaro, da oposta Sheila, ganhou a Copa Européia. Na final italiana, o time bateu o Kerakoll Chieri por 3 sets a 1 (25/17, 25/18, 23/25 e 25/16), em Turim. A brasileira foi eleita a melhor atacante do torneio. O título de melhor jogadora ficou com a italiana Simona Rinieri. A estrela do Chieri, a russa Elena Godina, foi a dona do melhor saque.

Italiano
O Piacenza, do líbero Escadinha, passou fácil pelo Trentino, do técnico Radamés Lattari e dos atacantes André Nascimento e André Hel-ler, na rodada do fim de semana do Campeonato Italiano. A vitória foi na casa do adversário e por um placar de 3 sets a 0 (25/19, 25/21 e 27/25). O Piacenza luta para terminar a primeira fase entre os quatro primeiros. Já o Trentino se esforça para ficar entre os oito melhores.

E-mail cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: Copa 2006: Blatter ataca a venda de ingressos do Mundial
Próximo Texto: A rodada: Noroeste volta a vencer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.