São Paulo, domingo, 06 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Messi vira fenômeno de pontaria

BARCELONA
Argentino acerta 77% de suas finalizações no Espanhol


DE SÃO PAULO

Lionel Messi, 23, é um fenômeno da pontaria.
As estatísticas do Espanhol e da Copa dos Campeões da Europa mostram o quanto o astro argentino é preciso na hora de finalizar.
Na liga espanhola, em que seu Barcelona lidera com dez pontos de vantagem sobre o Real Madrid, Messi tem o impressionante aproveitamento de 77% nas finalizações. Ou seja: só 23% de suas conclusões não terminaram com a bola na rede ou exigiram a defesa do goleiro adversário.
A comparação com o índice de acerto do Campeonato Brasileiro torna mais claro o esmero do jogador argentino na hora de chutar a gol.
Na era dos pontos corridos, que foi iniciada em 2003, nunca uma edição do Nacional teve precisão acima dos 40% nas finalizações.
Ao comparar os números de Messi com os de Cristiano Ronaldo, com quem disputa a artilharia do Espanhol, ficam cristalinos a categoria e o sangue-frio do craque do Barcelona na hora de finalizar. Para marcar 28 gols no torneio, o português do Real Madrid precisou de 192 finalizações. Marcou, assim, um gol a cada 6,9 finalizações.
Depois da vitória de ontem sobre o Zaragoza por 1 a 0, no Camp Nou, quando passou em branco, Messi soma 27 tentos em apenas 116 conclusões -marcou um gol a cada 4,3 chances que teve.
No Espanhol, Messi ostenta média de gols marcados digna de Pelé -balança as redes 1,12 vez por partida da competição nacional.
Na Copa dos Campeões, em que as defesas são mais fortes do que no Espanhol, a performance de Messi nas finalizações é um pouco menor, mas ainda impressiona.
Quase 60% de seus chutes na competição europeia, em que também disputa a artilharia (já anotou seis gols), têm a direção certa.


Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: Refém do sucesso
Próximo Texto: Kaká conversa com Mourinho e se afasta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.