São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Pesquisa de torcida no Twitter


Consulta pioneira mostra que times ingleses cresceram no coração dos brasileiros, assim como o Barcelona


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

EM 2003, realizei pesquisa por e-mail com leitores da Folha para saber qual time estrangeiro tinha mais torcida no Brasil. O resultado apontou para o Milan, com 16,9% da preferência. E 43% dos brasileiros que torciam por um clube gringo tinham equipes italianas no coração. O mundo mudou.
Na última sexta-feira, em meio a #FFs, captei votos pelo Twitter para ver como está a torcida hoje. Há um equilíbrio muito maior entre os times mais queridos. Pela pesquisa (sem base científica e com todas as suas limitações), o Milan divide agora a quarta posição empatado com o Manchester United (6,7% da preferência). Liverpool (10,6%), Arsenal (9%) e Barcelona (9%) foram os mais citados, o que mostra claramente duas coisas: os clubes ingleses de fato ficaram mais populares no país, e o Barcelona deixou o Real Madrid para trás por aqui.
Com a ajuda do Twitter, a pesquisa deste ano teve alcance maior.
Computei 357 votos, e 70 clubes estrangeiros tiveram ao menos uma lembrança. Há sete anos, foram só 31 times lembrados e pouco mais de uma centena de votos. As equipes italianas agora têm juntas 23,8% da preferência nacional.
Já os ingleses, endinheirados e competitivos, atraem 42,8% dos meus seguidores no Twitter (em 2003, só 17% tinham um time inglês como o seu preferido). Nas transmissões de campeonatos internacionais na ESPN, já percebemos há algum tempo número bem significativo de mensagens nos jogos da Premier League mesmo em partidas de pouco apelo (normalmente, são mais de mil por duelo).
Chelsea (5,9%) e Tottenham (3,9%), por exemplo, superaram o Real Madrid (3,4%) nesta pesquisa no Twitter, prova de que o time galáctico vem caindo em campo e no gosto dos brasileiros -era vice-líder da pesquisa de 2003, com 7,6% dos votos. Milan e Real foram clubes que, além de resultados internacionais expressivos, investiram pesado em marketing global, mas ambos têm sido ofuscados recentemente pela ascensão dos ingleses e pelo futebol vistoso do Barcelona.
Na pesquisa recente do Datafolha sobre times nacionais, dentre os "Outros" apareceram dois votos para o Barça (voto espontâneo, não de gente que torce por time do país e tem simpatia pelo clube catalão).
Em 2003, o Milan e o Real é que tinham aparecido, sinal de mudança.

NOTAS DA COPA-1994
1º Brasil e Itália 7
3º Bulgária e Suécia 6
5º Alemanha, Argentina, Holanda, Nigéria e Romênia 5
10º Arábia Saudita, Espanha, Estados Unidos e Irlanda 4
14º Bélgica, Coreia do Sul, México, Rússia e Suíça 3
19º Colômbia e Noruega 2
21º Bolívia, Camarões e Marrocos 1
24º Grécia 0

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Inglês: Tottenham confirma quarto lugar e vaga
Próximo Texto: São Paulo: Fraco poder ofensivo é visto como barreira na Libertadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.