São Paulo, quinta, 6 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO
Quadro clínico permanece crítico
Estado de saúde de João do Pulo oscila

da Reportagem Local

Continua grave e agora é oscilante o estado de saúde de João Carlos de Oliveira, 45, o João do Pulo, que está internado há uma semana, no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
Além de uma broncopneumonia, maior preocupação dos médicos, o ex-recordista mundial do salto triplo tem hepatite C e, como consequência dela, sofre de uma cirrose.
O problema hepático exige um transplante de fígado, mas os médicos descartam a operação no momento, pois a infecção nos pulmões ainda põe em risco a vida do paciente.
Radiografias feitas ontem pela manhã apontaram uma discreta melhora de sua função pulmonar.
João do Pulo também não teve febre, quadro que tem oscilado nos últimos dias. Anteontem, por exemplo, ele estava febril, na segunda-feira a temperatura era normal, diferente da de domingo.
Desde aquele dia, ele tem respirado com a ajuda de aparelhos e se alimentado por sonda. O tratamento envolve ainda antibióticos, soro e fisioterapia respiratória.
Por estar internado na UTI, unidade de terapia intensiva, João do Pulo não pode receber visitas o tempo todo. Seus familiares, entretanto, têm feito plantões e há quase uma fila para vê-lo. Ontem, por exemplo, era o dia de sua tia, Marlene de Oliveira, 57, emocionada, visitá-lo pela primeira vez.
O irmão Celso tirou licença do trabalho, e o primo Rogério só tem trabalhado meio período.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.