São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul e Sudeste monopolizam vagas no Nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

A distribuição dos treinadores neste Brasileiro condiz com o mapa geográfico dos clubes no torneio nacional: a maioria esmagadora dos técnicos é de Estados do Sudeste ou do Sul.
Dos 24 profissionais que comandam as equipes da primeira divisão, apenas um técnico não pertence a essas duas regiões: o pernambucano Givanildo Oliveira. Ele assumiu o Paysandu na quinta rodada do torneio.
No ano passado, quando o campeonato contava com Bahia e Fortaleza, quatro representantes das regiões Norte e Nordeste comandaram times no Nacional.
Dos demais, oito são paulistas, seis gaúchos, cinco cariocas, três paranaenses e um catarinense. Apenas três deles treinam clubes de suas cidades de origem. Os cariocas Abel Braga (Flamengo), Ricardo Gomes (Fluminense) e o paranaense Levir Culpi (Atlético).
Na edição deste ano, 21 entre os 24 participantes -ou 87,5% do total- são do Sul ou do Sudeste.
É a maior concentração de clubes das duas regiões mais ricas do país na história do torneio. Em 1979, com 94 equipes, o mesmo índice era de 46,8%. (EAR E FT)


Texto Anterior: Futebol: Rio assiste à decadência também em sua prancheta
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Eurocopa tem ingressos quase esgotados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.