São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Myskina derrota amiga e é a 1ª russa a triunfar em Grand Slam

DA REPORTAGEM LOCAL

A russa Anastasia Myskina derrotou ontem sua amiga e compatriota Elena Dementieva na decisão de Roland Garros e se tornou a primeira tenista de seu país a conquistar um Grand Slam.
Em apenas 59 minutos de disputa, Myskina marcou 6/1 e 6/2. Foi a decisão mais tranqüila desde a vitória da alemã Steffi Graf sobre a bielorussa Natasha Zvereva por duplo 6/0, em 1988.
Foi a primeira final 100% russa em um Grand Slam e também a estréia das duas jogadoras em uma partida valendo título em um torneio desse porte.
Quinta do ranking, Myskina chegou a Paris com um retrospecto ruim no saibro francês. Em quatro participações anteriores, havia obtido apenas uma vitória.
Na campanha de 2004, porém, derrotou as americanas Venus Williams, finalista em 2002, e Jennifer Capriati, campeã em 2001.
Myskina tornou-se também a terceira tenista (a primeira em 42 anos) a vencer Roland Garros após salvar um match point. Ela esteve a um ponto da eliminação contra sua compatriota Svetlana Kuznetsova nas oitavas-de-final.
"Estou muito feliz e emocionada e não tenho palavras para descrever como me sinto", afirmou Myskina, que comemorou o título de forma contida.
"Tive que controlar todos os meus sentimentos, pois era uma final de Roland Garros e ela é minha amiga", completou ela, que disse ter chorado antes da partida. "Você segura suas emoções durante duas semanas e veio tudo junto antes do jogo."
Myskina e Dementieva têm 22 anos, nasceram em Moscou, onde treinam no mesmo clube, o Spartak, e dividiram a mesma técnica.
Por causa da proximidade, elas dizem ter jogado mais de 30 vezes, incluindo os torneios juvenis.
"Quando tínhamos nove ou dez anos, nós jogávamos valendo pizza e ela sempre ganhava quando havia algo em disputa", contou Dementieva antes da final.
Em partidas válidas pelo circuito profissional, Myskina obteve a quarta vitória em sete confrontos.
A campeã só esteve em desvantagem no início do jogo, quando permitiu a quebra de seu serviço.
Após essa falha, Myskina dominou amplamente. Dementieva só conseguiu confirmar seu saque no terceiro game do segundo set.
"Anastasia fez uma grande partida e só tenho de lhe dar os parabéns. Ela foi bastante superior", afirmou Dementieva, que havia vencido o último confronto com a amiga e ontem cometeu 33 erros não-forçados contra 17 da rival.
"Estava muito nervosa", disse Dementieva, que chorou durante a entrevista coletiva. "Era meu sonho vencer Roland Garros."
Com o título, Myskina, campeã do Torneio da Costa do Sauípe em 2002, aparecerá amanhã no terceiro posto do ranking.

Texto Anterior: Coria joga para manter nova geração no topo
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: Nome aos bois
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.