São Paulo, terça-feira, 06 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais

Luanda tem mais atletas em Mundial

DO ENVIADO A MUNIQUE

A cidade que terá o maior número de representantes na Copa fala português, mas está longe do país pentacampeão.
Luanda, a capital angolana, é o berço de 18 atletas que vão disputar o Mundial. Pode soar estranho que um local não recuperado de uma recente guerra civil lidere tal lista. A centralização de atletas, contudo, não surpreende os gestores do esporte.
"Há pouco tempo, futebol de verdade só existia em Luanda. A guerra tornava impossível qualquer atividade em âmbito nacional", diz Jeremias Simão, membro do conselho técnico da federação local.
Após a independência de Portugal, o país passou para as mãos do Movimento Popular para a Libertação de Angola, não sem embates com a União Nacional para a Independência Total de Angola, em guerra que deixou quase 2 milhões de mortos.
Luanda tem hoje 23 clubes de futebol para homens. O maior estádio da cidade é o Nacional, para 60 mil pessoas. "Só nos últimos dois anos o futebol começou a crescer em outras áreas", diz Simão.
O número de filiações mais que dobrou. Hoje, existem 16 times na primeira divisão. (GR)


Texto Anterior: Santos: TJD mantém 60 dias de punição a Luxemburgo
Próximo Texto: Clóvis Rossi: O vôo da saudade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.