São Paulo, sábado, 06 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barrichello muda tática para reagir

Vice-líder da F-1 diz que posição do grid tem definido vantagem de Button

Inglês, que largou na frente do brasileiro em 5 de 6 GPs, diz que o companheiro tem se adaptado melhor ao novo pacote para carros da Brawn


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A ISTAMBUL

Após terminar as seis primeiras corridas do ano atrás de seu companheiro de time, Rubens Barrichello resolveu mudar suas estratégia na Turquia.
Para tentar barrar a série de vitórias seguidas de Jenson Button -são três, e ele já ganhou outras duas neste ano-, o brasileiro focará a classificação, onde crê que o líder do Mundial tem garantido seus triunfos. A sessão que define o grid da prova de amanhã é às 8h (Brasília).
"Minha luta será para dominar desde o começo, em especial na classificação, porque estou bem nas provas", falou o piloto da Brawn GP, cujo melhor resultado em Istambul é o oitavo lugar de 2006, pela Honda.
"Só não ganhei as duas últimas provas por não ter ficado à frente dele na qualificação, então vou trabalhar muito nisso", disse Barrichello, que, mesmo não tendo se classificado adiante do parceiro, assumiu a ponta na largada em Barcelona -e assim foi superado por Button.
Mas o domínio do inglês não se resume às provas, nas quais acabou sempre à frente de Barrichello. Desde o GP da Austrália, que abriu o Mundial, foram 20 sessões de treinos livres.
O líder do Mundial ficou 11 vezes à frente de Barrichello. Mas, nas duas realizadas ontem, o brasileiro levou vantagem: foi nono e oitavo colocado, e Button, 11º e 12º.
Mas Barrichello segue cauteloso. "A gente sabe que corrida não se ganha na sexta. A bandeirada só vem no domingo." E completa: "Largar na frente pode ser fator muito importante na disputa com o Jenson".
Até aqui, Button partiu na frente em cinco ocasiões -só na China o brasileiro o superou. Barrichello leva vantagem ante o inglês se consideradas só as posições na segunda parte da classificação, a chamada Q2.
Nessa parte do treino, que define os dez pilotos que lutarão pela pole, apenas uma vez o inglês ficou à frente. No primeiro trecho da sessão, o Q1, o placar é de 4 a 2 para Button.
Tamanha superioridade se reflete no Mundial. Enquanto o inglês lidera com 51 pontos, Barrichello, segundo, tem 35.
"Nas duas últimas provas, Rubens foi muito bem. O novo pacote que colocamos no carro em Barcelona ajudou mais ele do que eu", disse Button, que na Espanha admitiu ter copiado o acerto do companheiro para cravar a pole e a vitória.


TV - Treino oficial do GP da Turquia Globo, ao vivo, às 8h



Texto Anterior: José Geraldo Couto: Mantos sagrados
Próximo Texto: Indy: Franchitti larga na pole no oval do Texas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.