São Paulo, sexta-feira, 06 de julho de 2001

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Entidade coloca fim na parceria com a Traffic

DA REPORTAGEM LOCAL

A Traffic, agência brasileira de marketing esportivo, não é mais parceira da Fifa. A decisão, tomada ainda na terça-feira, foi anunciada ontem, na Argentina, pela máxima entidade do futebol.
A aliança entre a Fifa e a Traffic começou em 1999 e teve seu auge em 2000, quando foi realizada a primeira edição do Mundial de Clubes, no Brasil. O adiamento da segunda edição do torneio, que aconteceria neste ano na Espanha, estremeceu a relação.
""Foi de comum acordo. Definimos na terça-feira o fim do acordo. Nossa empresa não quer parceria com quem não é firme", disse ontem José Hawilla, o principal executivo da Traffic, à Folha.
O empresário brasileiro, que apontou a crise no mercado após a falência da ISL como a principal razão para o adiamento do Mundial de Clubes, disse que dirigentes europeus não apoiavam a parceria da Fifa com uma agência de marketing sul-americana.
""O Blatter [Joseph, presidente da Fifa" é uma pessoa maravilhosa, honesta, mas alguns dirigentes europeus, especialmente os ingleses, trabalham contra a gente. Eles não são humildes, nos vêem de forma diferente porque somos sul-americanos", disse Hawilla.
A Fifa Marketing AG, agência criada recentemente pela entidade que rege o futebol, negociará agora os direitos do Mundial de Clubes, que continuará sendo disputado -os clubes que jogariam neste ano serão indenizados.
No site da Fifa, ainda aparecia até ontem à noite o logotipo da Traffic. A agência de Hawilla ainda mantém parceria com a Sul-Americana, com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e representa empresas ligadas à Fifa, como Coca-Cola e MasterCard.
""A porta na Fifa não está fechada. Podemos, por exemplo, negociar depois para a América do Sul os direitos do Mundial de Clubes, que, em 2020, será mais importante que a Copa", disse Hawilla.
Com a falência da ISL e o fim do acordo com a Traffic, os únicos parceiros comerciais da Fifa são os grupos Kirch e Prisma e a Sporis Holding AG. (RODRIGO BUENO)


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