São Paulo, sábado, 06 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Atletas se reapresentam aos clubes, mas afirmam que ainda não conseguiram se adaptar ao fuso horário brasileiro

Pentacampeões condenam o calendário

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

De volta ao Brasil, os jogadores da seleção cujos times disputam a Copa dos Campeões, no Nordeste, reclamam da desorganização do calendário do futebol nacional.
Ao menos três atletas que estiveram no Japão e na Coréia do Sul, Marcos, do Palmeiras, e os são-paulinos Kaká e Rogério Ceni afirmam sentir os efeitos da diferença de fuso com o Brasil. O fuso do Japão está 12 horas adiantado em relação ao do brasileiro.
A Copa terminou no domingo, e a Copa dos Campeões começou na última quarta-feira. Ontem, os atletas do São Paulo viajaram para Natal; Marcos tem chegada prevista em Teresina para terça. Até lá, o goleiro planeja ficar em Oriente (SP), junto com a família.
""É difícil [iniciar uma competição após tão pouco tempo". Nem deu tempo ainda para me adaptar ao fuso brasileiro. Vou me apresentar ao Palmeiras na terça, treinar e aí ver o que acontece", apontou Marcos. ""Seria bom ficar uns 30 dias de férias. Imagine, ficar esse tempo todo sem tomar gol?"
A diretoria do Palmeiras, que goleou o Bahia na estréia por 4 a 0, até cogitou dispensar o jogador da Copa dos Campeões, mas o treinador Wanderley Luxemburgo não aceitou. Para ele, o grupo, que não conta com jogadores experientes, não pode ficar sem o goleiro. Assim, Marcos poderá ser escalado já para a segunda partida, contra o Vasco, no dia 10.
Do lado do São Paulo, a reclamação é dupla. Tanto o goleiro Rogério Ceni como o atacante Kaká relataram a dificuldade em entrevistas a programas de rádio.
""O cansaço é muito grande. Ainda não estou conseguindo dormir no horário normal", disse Rogério, que não atuou em nenhuma partida do Mundial.
""Está tudo meio confuso. Na hora que eu deveria ir dormir, tenho ficado sem sono. Estou dormindo e acordando tarde", afirmou Kaká, que jogou em apenas parte de um jogo da Copa.
O treinador são-paulino Oswaldo de Oliveira planeja escalar ambos os atletas no jogo de amanhã, contra o Cruzeiro, pela segunda rodada da Copa dos Campeões.
Kaká entra no lugar de Adriano, e Rogério volta a assumir a titularidade no gol do time paulista.
Em sua estréia no torneio, na quarta, o São Paulo foi derrotado por 2 a 0 pelo Vitória, da Bahia.
Além do Brasil, outros países que participaram da Copa do Mundo retomam seus campeonatos nacionais. É o caso do anfitrião Japão, cujo campeonato prossegue a partir do próximo dia 13, e Rússia e Suécia, cujas competições já recomeçaram. O Nacional dos EUA nem sequer foi interrompido durante a Copa.


Com L! Sportpress



Texto Anterior: Mesmo sem precisar, Corinthians vê rival
Próximo Texto: Memória: Copa encurtou o 1º semestre dos brasileiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.