UOL


São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Campeão de indisciplina no Brasileiro, time estréia no returno contra o Cruzeiro e vai ao banco dos réus no STJD

Rebelde, São Paulo desafia líder e nervos

ALEC DUARTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo inicia sua participação no returno do Campeonato Brasileiro hoje, contra o Cruzeiro, preocupado com o estigma de rebeldia que o acompanha.
Campeão de indisciplina, o time também figura hoje no banco dos réus do STJD correndo o risco de perder o técnico Rojas, jogadores e três mandos de campo no Morumbi. As punições, caso ocorram, só valem a partir de amanhã.
"Está faltando equilíbrio emocional ao grupo", admite Rojas.
Por ter sido expulso na partida contra a Ponte Preta, o próprio treinador é um dos ameaçados de suspensão -sua pena pode variar entre 20 e 60 dias.
Os números do Datafolha provam que os são-paulinos estão descontrolados. O clube colecionou 13 cartões vermelhos nos 23 confrontos do primeiro turno e lidera o ranking de expulsões.
O desempenho também é notável nos cartões amarelos: foram 71 advertências, apenas uma a menos que o São Caetano, primeiro colocado no quesito.
"A equipe nunca esteve tão indisciplinada. Precisamos mudar isso", sentencia Fábio Simplício, para quem "alguns jogadores estão se exaltando demais".
Um exemplo é o goleiro Rogério, capitão e símbolo do time, que volta ao STJD. Na primeira vez, foi punido por imagens de vídeo que teriam revelado agressão ao atacante Dimba, do Goiás.
Agora, foi expulso diante da Ponte e, como reincidente, pode pegar até três jogos de suspensão, um a mais que a pena máxima prevista para o zagueiro Júlio Santos, também réu.
A indisciplina são-paulina dentro de campo contagiou a torcida. Até o estádio do Morumbi pode ser interditado pelo tribunal, embora o mais provável é a perda do mando de campo. Tudo porque torcedores agrediram jogadores da Ponte Preta no saguão.
Outro velho conhecido dos tribunais, Luis Fabiano -que será julgado pela expulsão contra o Atlético-PR, em 17 de julho- aposta na impunidade, mesmo depois de xingar o árbitro. "O problema é que eles também xingam a gente, mas não temos súmula para relatar", explicou.
O resultado de tanta indisciplina poderá ser novamente visto hoje, no Mineirão. Para enfrentar o líder do campeonato, o São Paulo não contará com o lateral Fabiano, expulso no jogo passado.
Rojas não garante que novas expulsões serão evitadas. Para o técnico, a equipe passa por uma fase de transição: decidiu priorizar a marcação. "Ela nunca foi nossa característica", reconheceu.
O esquema de jogo contra os cruzeirenses revela nitidamente essa nova vocação: serão três zagueiros (Lugano, Júlio Santos e Jean), mais seis jogadores no meio-campo (Simplício, Adriano, Carlos Alberto, Gustavo Nery, Kaká e Fábio Santos). No ataque, somente Luis Fabiano.


NA TV - Cruzeiro x São Paulo, às 21h40, Globo (só para SP)


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Rojas afirma que Kaká não faz falta ao time
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.