São Paulo, domingo, 06 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil cala Argentina e sela ida à Copa-10

Seleção bate maior rival em alçapão e antecipa classificação ao Mundial

Equipe de Dunga mostra organização e esmero em jogadas ensaiadas e sai de Rosario com passaporte para a África do Sul

Eduardo Di Baia/Associated Press
O zagueiro Luisão comemora o primeiro gol da seleção brasileira no confronto de ontem à noite em Rosario

PAULO COBOS
SILVANA ARANTES
ENVIADOS ESPECIAIS A ROSARIO

Quase sempre foi muito mais difícil para a seleção brasileira ganhar a vaga numa Copa. Mas nunca foi tão saboroso carimbar o passaporte para o Mundial como ontem, em Rosario.
Com uma vitória por 3 a 1 sobre a Argentina de Maradona, o time nacional se garantiu na Copa da África de 2010 e vai continuar como o único país do mundo a ir a todos Mundiais.
Fez isso com ainda três rodadas para o fim do qualificatório, um recorde de antecedência para o Brasil no sistema de pontos corridos.
Foi a primeira vez que o Brasil venceu seu maior rival como visitante em eliminatórias.
A cereja no bolo foi ver o adversário se afundar na crise.
A Argentina só não saiu da zona de classificação porque foi beneficiada pela derrota do Equador diante da Colômbia. Mas, para evitar o vexame da eliminação ou da repescagem, terá que somar pontos nos dois jogos que fará fora de casa, diante de Paraguai e Uruguai.
Para Dunga, a vitória em Rosario serviu para provar que, como treinador, ele está anos luz à frente de Maradona.
Seu time dominou o jogo e mostrou segurança, padrão de jogo e esmero em jogadas ensaiadas. Tudo que faltou para a caótica equipe de Maradona no confronto de ontem.
Em 15 pontos disputados nas eliminatórias sob o comando de Maradona, a Argentina ganhou apenas seis. O time não perdia um jogo de eliminatória em casa desde 1994.
O Brasil tem agora 18 jogos seguidos sem perder e dez vitórias consecutivas. A série invicta começou justamente contra a Argentina, num empate sem gols em junho do ano passado.
A seleção tinha embarque previsto para Salvador logo após o jogo de ontem. Na quarta-feira, no estádio do Pituaçu, contra o Chile, faz a festa da classificação em casa. Em outubro, o time de Dunga fecha sua participação contra a Bolívia, em La Paz, e Venezuela, em Campo Grande.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: "El Loco" muda Chile e espreita a seleção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.