UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Justiça esportiva decide se Goiás será punido com a perda de 16 pontos por colocar em campo o atacante Grafite

Brasileiro sabe hoje se acrescenta novos asteriscos à tabela

MARÍLIA RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Terminada a 34ª rodada, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva pode mexer mais uma vez na tabela do Brasileiro. Por ter escalado o atacante Grafite, o Goiás pode perder até 16 pontos.
O julgamento vai acontecer apesar de o parecer do procurador que estudou a matéria ter sido contrário à punição dos goianos.
Segundo a coordenadora do STJD, Joyce Nascimento, o caso será julgado por causa de sua relevância. "O caso é relevante e será apreciado por uma de nossas comissões", afirmou.
Os julgamentos envolvem Grêmio, Cruzeiro, Paraná, Juventude, Internacional e Flamengo, que tentam recuperar os pontos que perderam para o Goiás com o atacante Grafite em campo. Na tabela, por exemplo, o líder Cruzeiro pode alargar a sua diferença, e Grêmio e Fluminense, ambos na zona de rebaixamento, aliviarem um pouco suas situações.
Tudo isso porque, em janeiro passado, o Grêmio emprestou Grafite para o LG Anyang, da Coréia do Sul. Em julho, baseado em uma liminar da Justiça do Trabalho, ele assinou com o Goiás, que o contratou para reforçar a equipe no segundo turno do Brasileiro.
Os gaúchos contestam a escalação do jogador, com quem asseguram ter contrato em vigor. Afirmam possuir um documento da CBF, datado de agosto passado, que confirma a existência do vínculo entre o clube e o atacante.
Com base nesses documentos, cedidos pela diretoria gremista, Cruzeiro, Paraná, Fla, Inter e Juventude acionaram o tribunal.
O Goiás também tem documentos para se defender. Além da liminar da Justiça do Trabalho, que liberou Grafite do vínculo com o Grêmio, o clube tem o BID (Boletim Informativo Diário) da CBF de 31 de julho. Nele foi publicada a inscrição do contrato do atacante, válido de 22 de julho a 31 de dezembro. "O contrato do Grafite com o Grêmio foi rescindido pela Justiça. E sentença não se discute", disse João Bosco, diretor jurídico do Goiás, que ontem bateu o Bahia com Grafite em campo.
Esse é o terceiro caso de perda de pontos que chega a uma das comissões do STJD neste Brasileiro. Ponte Preta e Paysandu (que encara novo julgamento amanhã) foram punidos pela escalação irregular de jogadores, o que resultou em vários asteriscos na tabela.


Texto Anterior: A muralha do ABC paulista
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.