São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Evidência
A FPF mostrou ontem à reportagem da Folha documentação assinada por Reinaldo Carneiro Bastos que comprova ter sido o vice da FPF o dirigente que informou à CBF que o diploma do árbitro Edilson Pereira de Carvalho estava regularizado.

Memória falha
Após a Folha ter revelado a existência do documento, Bastos afirmara que não havia assinado nada. Agora diz pediu que procurassem o documento, assinado em 2003, para esclarecer a verdade sobre o caso.

Acéfalo
Com a saída de Armando Marques da chefia da Comissão de Arbitragem da CBF, o curso para juízes da Escola Brasileira de Futebol teve de ser cancelado. O coordenador seria Marques.

Lázaro
Marques tem recebido ligações de solidariedade de muitos árbitros. Já tem uma resposta pronta: ""Não estou morto". De federações estaduais, no entanto, recebeu apenas duas: a do Rio e a de Pernambuco.

Top of mind
Os primeiros temas abordados por um russo que desembarcou no Brasil anteontem e cuja missão é verificar as contas da MSI foram o escândalo do apito e a razão de o Corinthians ter de repetir duas partidas.

Sem fim
O russo deve ficar no país até o fim de semana. Com Kia Joorabchian, Alberto Dualib, Nesi Curi, Renato Duprat e advogado da Veirano, que trabalha com a MSI, deu, anteontem, continuidade às discussões que começaram na Europa, como o pagamento da dívida com Luizão para desbloquear as contas .

Termômetro
Só graças à sua chuteira de ouro Ronaldinho se igualará a Ronaldo. O modelo Tiempo Legend custará R$ 599 quando chegar ao mercado. Trata-se do mesmo preço do Mercurial R9, de Ronaldo, já à venda e que não leva nenhum detalhe em ouro.

Tchau, tchau
O conselheiro são-paulino Carlos Kherlakian renunciou à intenção de se candidatar à eleição de abril pela oposição, que conta ainda com cinco pré-candidatos. Os líderes da oposição esperam mais renúncias.

Para baixo
O Ministério do Esporte se posicionou contra a manutenção de todos os times na primeira divisão do Paulista, se ficar comprovado que houve manipulação de resultados no Estadual.

Para cima
A pasta sugere que União Barbarense e Portuguesa Santista, os únicos times cujos status poderiam sofrer alteração, disputem mata-mata para definir qual das equipes seria a rebaixada.

Detalhe
Não é só o fato de a Adidas querer que o contrato com o Palmeiras seja feito na Europa que emperra a assinatura. O palmeirense Affonso della Monica não gostou de algumas cláusulas e pediu que fossem rediscutidos. Assessores garantem que isso não põe em risco o contrato.

Turma
Além de Della Monica, os palmeirenses Roberto Frizzo e Mustafá Contursi embarcam hoje para a Argentina. Entregarão a Julio Grondona estudo no qual é reivindicado que a Copa Rio de 51, vencida por seu time, seja validada como Mundial.

Lei da mordaça
A democracia instaurada na Nossa Liga de Basquetebol gerou problema para Oscar. Conhecido pelo temperamento explosivo, o ex-atleta já teve de entrar mudo e sair calado de reunião. "A Hortência deu a idéia, e a assembléia aprovou", conta.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Rubens Gomes, assessor do deputado Romeu Tuma (PMDB), ao responder com trocadilho o fato de Campos Machado, líder do PTB em SP, ser contra abertura da CPI do Futebol pela Assembléia Legislativa:
- A única certeza é que ele preferiu ficar com a lâmina do machado em vez de investigar o que acontece nos campos.

CONTRA-ATAQUE

Pipi stop

A carreira de Nelson Piquet foi marcada pela irreverência. Mas a variedade de suas brincadeiras surpreendia até quem convivia com o tricampeão.
No final da temporada de 1991 na F-1 -sua última na categoria-, Piquet resolveu pregar uma peça em seus mecânicos a poucos minutos da largada.
Correndo pela Benetton e tendo como companheiro um alemão de 22 anos -Michael Schumacher-, o brasileiro, alarmado, saiu do carro, já no grid, gritando aos engenheiros: "Tem alguma coisa vazando no cockpit! Está tudo molhado!"
Então calmos, os mecânicos se agitaram e cercaram o carro. Constataram o vazamento. Mas não precisaram mexer em nenhuma peça para descobrir qual era o líquido -era só olhar para Piquet, gargalhando e vibrando. O líquido se tratava de sua urina.


Próximo Texto: Vice da CBF tentou influir na arbitragem, relata juiz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.