São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após fiasco em Pequim, judô fica em 3º no Mundial

Brasil, que bateu Japão na 1ª rodada de evento por equipes, lutou sem os medalhistas de Mundial-07 e Olimpíada-08

Competição foi 1º evento oficial de brasileiros depois de participação aquém da esperada em Pequim, quando país levou 3 bronzes

DA REPORTAGEM LOCAL

A equipe brasileira conquistou ontem a medalha de bronze no Mundial de judô por equipes. Para ficar com o terceiro lugar no torneio, disputado em Tóquio (Japão), os brasileiros bateram a Argélia por 7 a 0.
Foi a terceira medalha do país em Mundiais por equipes. O Brasil nunca conquistou a medalha de ouro, mas já foi vice-campeão em 1998 e em 2007, quando o torneio, mais esvaziado, serviu de evento-teste para os Jogos de Pequim.
É o primeiro torneio disputado pela equipe nacional após uma campanha aquém da esperada na última Olimpíada.
Com três judocas que haviam ganhado o Mundial do Rio-07 (Tiago Camilo, João Derly e Luciano Corrêa), os brasileiros levaram só três bronzes em Pequim, com Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros (leves) e Tiago Camilo (meio-médio).
No Mundial por equipes, o Brasil foi representado por um time misto. Não foi ao Japão nenhum medalhista do Mundial-07 ou da Olimpíada-08.
As vitórias nacionais ontem, na disputa pelo terceiro lugar foram de Charles Chibana (ligeiro), Denílson Lourenço (meio-leve), Victor Penalber (leve), Flávio Canto (meio-médio), Hugo Pessanha (médio), Leonardo Leite (meio-pesado) e Daniel Hernandes (pesado).
No entanto, triunfo mais significativo do Brasil na competição ocorreu logo na primeira rodada, quando a equipe bateu os anfitriões por 3 a 2.
Nas semifinais, os brasileiros foram derrotados pela Geórgia por 5 a 1, com Lourenço fazendo o único ponto para o país.
A Geórgia foi campeã, após bater o Uzbequistão, por 4 a 2, na final. A outra medalha de bronze foi obtida pela Rússia, que superou o Japão, por 4 a 3.
O Japão sediou o Mundial por equipes após a participação com menos pódio do judô masculino do país em Olimpíadas. Os japoneses conquistaram só dois ouros em Pequim.
No feminino, a América foi representada por Cuba, que bateu a China, campeã em 2007, na primeira rodada. As cubanas, porém, caíram diante da França nas semifinais e perderam o bronze para a Alemanha.
As mulheres redimiram o Japão. A equipe, liderada por Ayume Tanimoto, bicampeã olímpica, ficou com o título.
A divisão das vagas do Mundial por equipes é feita pelo ranking continental, com dois representantes para Ásia e Europa, um para África, América e Oceania e um para o país-sede.


Texto Anterior: Escala: CBF reduz quadro na 1ª divisão
Próximo Texto: Projeto salva Mundial de futsal de fiasco de público
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.