São Paulo, terça-feira, 06 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade quer polícia no antidoping

DO ENVIADO A COPENHAGUE

O COI vai obrigar as cidades organizadoras dos Jogos no futuro a incluir legislação pela qual a polícia poderá contribuir com a entidade em investigações antidoping.
Isso significa que, ao apurar esses casos, os responsáveis pelo sistema de segurança local vão repassar todas as informações à entidade, como quebra de sigilos telefônicos. A cooperação também poderia envolver instruções do comitê aos investigadores.
Durante a apresentação da cidades-candidatas a 2016, isso foi um pedido do membro do comitê Arne Ljungqvist, que questionou as quatro concorrentes sobre o assunto. Ao final, ele não ficou satisfeito com as respostas porque não via garantia nelas.
Assim, pediu que fosse incluído como um pré-requisito nas candidaturas a previsão deste tipo de lei de cooperação.
O presidente do comitê, o belga Jacques Rogge, aceitou. "Se não temos o apoio da polícia, não tem como dar seguimento à apuração [sobre doping no país]", contou Rogge.
A exigência deve virar regra para as cidades que se candidatarem aos Jogos de Inverno de 2018.
É preciso ainda que o órgão máximo do comitê aprove a mudança para que ela seja implementada. A legislação sobre doping sempre foi um assunto delicado no processo de candidatura. Tem que haver aceitação do código da Wada (Agência Mundial Antidoping) pelo país.
Madri, por exemplo, teve problemas em sua postulação aos Jogos de 2016 por conta disso.
Ainda haverá outras modificações no processo de candidaturas, com uma redução da fase de cidade inicial, que ocorre antes de serem cortadas concorrentes por insuficiência técnica. Esse processo deve ser encurtado para quatro ou cinco meses, segundo Rogge. Apesar da pequena alteração, o dirigente máximo da entidade elogiou o atual modelo, que acabou com postulações "fracas". (RM)


Texto Anterior: Saiba mais: Inglês surgiu na política e agora ajudará Qatar
Próximo Texto: Para COI, Jogos devem se adaptar à Copa-14
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.