São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

MEMÓRIA

CBF tem apoio importante no Congresso

DO PAINEL FC

As ações da chamada "bancada da bola" ganharam grande visibilidade em 2000, quando foram instauradas as CPIs da Nike, na Câmara dos Deputados, e a do Futebol, no Senado. Um dos principais alvos foi o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
A CPI da Nike investigou as contas da confederação e o contrato da entidade com a Nike, inclusive o poder exercido pela multinacional sobre a seleção.
A CPI do Futebol teve como alvo as finanças do futebol, como transações internacionais e suposta sonegação de impostos.
Graças ao grupo de congressistas ligados a clubes e federações de futebol, nenhuma das duas comissões parlamentares produziu punições para os dirigentes investigados, incluindo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Os seus votos derrubaram os pareceres dos relatores.
Mais recentemente, o grupo de parlamentares ligados ao futebol teve participação na aprovação da loteria Timemania, cuja principal meta é promover o realinhamento fiscal dos clubes de futebol.
Também é creditado aos parlamentares do grupo o fato de certas alterações no texto da Lei Pelé terem sido impedidas. (EO E BI)

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: SP tem que fazer lição, diz ministro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.