São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tapetão tira vaga olímpica de brasileiro

BOXE
Robson Conceição tem vitória sobre campeão revogada no Mundial

MARIANA BASTOS

DE SÃO PAULO

No mesmo dia em que o Brasil assegurou a melhor participação da história em um Mundial de boxe amador, o baiano Robson Conceição, 22, sofreu um duro golpe.
Fora dos ringues, ele foi eliminado da competição, no Azerbaijão, após ter sua vitória sobre Vasyl Lomachenko contestada nos bastidores.
Anteontem, o brasileiro havia vencido o atual campeão mundial e olímpico por 20 a 19 nas oitavas de final da categoria até 60 kg.
Com isso, havia se garantido na Olimpíada de Londres, no ano que vem. Ontem, porém, a Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador) inverteu o resultado.
Assim, Conceição foi eliminado do Mundial e, ironicamente, terá que torcer pelo rival ucraniano para reconquistar a vaga olímpica.
Caso Lomachenko seja campeão novamente ou vice, o pugilista brasileiro retomará sua classificação para os Jogos na Inglaterra.
Segundo a Aiba, a pontuação do combate estava incorreta com base em duas situações que foram reavaliadas após dirigentes ucranianos entrarem com recurso.
Um júri, escolhido pela Aiba, assistiu à gravação da luta por três vezes e decretou a mudança de resultado.
De acordo com a nota oficial da Aiba, o júri afirmou que o brasileiro deveria ter recebido uma advertência por ter caído múltiplas vezes e que um dos golpes de Lomachenko não foi abaixo da cintura.
Sendo assim, o pugilista ucraniano não deveria ter sido punido pelo árbitro.
A derrota no tapetão irritou o técnico de Conceição.
"Nunca vi um absurdo desse em 32 anos no boxe. Participei de vários Mundiais, Olimpíada... Mudar um resultado dessa forma... Ninguém faz nada!!", escreveu no Twitter Luiz Dorea, que também já treinou o ex-campeão mundial Acelino Freitas, o Popó.
O presidente da CBBoxe, Mauro Silva, que está em Vila Velha, no Espírito Santo, para acompanhar o Campeonato Brasileiro da modalidade, declarou ontem que não pretende fazer uma reclamação formal para a Aiba.
"Eles usaram um critério subjetivo. Por isso, contesto a decisão da Aiba", afirmou o dirigente. "Lamentamos o ocorrido, mas não há nada o que fazer [para mudar a decisão]", completou ele.
Dois outros brasileiros tiveram bons motivos para comemorar no Azerbaijão.
Esquiva Florentino (da categoria até 75 kg) e Everton Lopes (até 64 kg) avançaram às semifinais e asseguraram ao menos dois bronzes para o Brasil na competição.
Sendo assim, o país alcança sua melhor participação em Mundiais amadores. O único medalhista brasileiro até então era Hamilton Ribeiro, bronze em 1986.
Florentino e Lopes disputarão uma vaga na final do torneio amanhã. O primeiro enfrentará o japonês Ryota Murata. Lopes pegará o italiano Vicenzo Mangiacapre.


Texto Anterior: Por 2012, times tentam assustar a concorrência
Próximo Texto: Pan: Guadalajara não irá superar Rio, afirma presidente da Odepa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.