UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Com experiência de Sydney-2000, brasileiro afirma ter chance de obter medalha olímpica, feito inédito para o Brasil

Guga elege Atenas como prioridade em 04

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de encerrar 2003 sem cumprir seu objetivo de voltar ao grupo dos top ten, Gustavo Kuerten já definiu suas prioridades para a próxima temporada: Roland Garros e a Olimpíada de Atenas.
"O ano vai ser um pouco diferente, com o calendário bem apertado", afirmou Guga, 27, que disse que vai programar a temporada de olho nos dois objetivos.
O Grand Slam francês acontece de 24 de maio a 6 de junho, e o torneio olímpico de tênis está marcado para 16 a 23 de agosto.
"Já tenho a experiência de Sydney e vou tentar uma medalha. Acho que tenho chance de conseguir esse feito inédito", declarou o tricampeão de Roland Garros, que foi eliminado nas quartas-de-final nos Jogos-2000.
O brasileiro disse que pretende tirar uma semana de férias antes de iniciar a preparação para 2004.
"Preciso descansar uma semana por causa da parte física", afirmou o tenista, que durante a temporada havia dito que precisaria fazer trabalhos específicos de velocidade e explosão.
"Continuam sendo coisas fundamentais, mas isso depois, quando eu estiver preparado, forte e com resistência."
O brasileiro afirmou ainda ter ficado satisfeito com seu desempenho em 2003, apesar de não ter conseguido voltar ao top ten.
"Foi um ano de estabilização. Me coloquei em uma posição confortável no ranking", disse o tenista, que ocupa a 16ª colocação na lista da ATP. "Em uma semana boa ou outra, posso voltar a figurar entre os top ten."
Antes do descanso, o brasileiro encerra a temporada em torneio de exibição em São Paulo. Hoje, às 20h, ele enfrenta o argentino Mariano Zabaleta, 27º, que ontem perdeu para o equatoriano Nicolas Lapentti por 2 a 0 (6/3 e 7/6).
"Estou com o combustível no fim. Gastei tudo", disse Kuerten, que perdeu dois dos três confrontos oficiais contra Zabaleta. Será o segundo confronto envolvendo um brasileiro e um argentino -Flávio Saretta bateu ontem Gastón Gaudio por 6/3 e 6/2.
Guga fará sua estréia em 2004 em Auckland (Nova Zelândia), em torneio no qual foi campeão neste ano e que começa em 12 de janeiro. Depois, jogará o Aberto da Austrália, Grand Slam em que registra seus piores resultados: em sete participações, não passou da segunda rodada. "Falta decidir algumas coisas para o resto do ano, mas para janeiro é isso aí."


NA TV - Gustavo Kuerten x Mariano Zabaleta, ao vivo, às 20h, no Canal 21 e na Sportv


Texto Anterior: Mata-mata da Série C fica sem matar ninguém
Próximo Texto: Vôlei: Brasil toma susto, vira partida e perde titular
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.