São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pilotos podem ter socorro mais rápido em 2011

DE SÃO PAULO

Uma mudança no regulamento da F-1 para 2011 poderá estrear em Interlagos.
O diretor médico do GP Brasil, Dino Altmann, propôs à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) alteração na forma de atendimento aos pilotos após acidente na pista. O procedimento foi simulado com sucesso em São Paulo.
Hoje, quando há um acidente, primeiramente é acionado um veículo rápido (chamado de intervenção) com dois membros da equipe médica. Depois, segue uma van (extração) com outros seis socorristas.
A mudança sugerida por Altmann é que sejam enviados dois carros menores e mais rápidos, com quatro membros em cada um deles, sendo dois médicos.
Assim, a primeira turma, que apenas iniciava o procedimento médico à espera da segunda, já pode começar o atendimento no local.
"Se a gente ganhar 30 ou 40 segundos, já vai ser muita coisa", diz Altmann, que também é cirurgião do Hospital São Luiz e integra a Comissão Médica da FIA.
Um carro rápido -hoje são usadas caminhonetes- pode chegar a qualquer lugar do circuito em 30 segundos. A retirada do piloto do carro dura até dois minutos.
De acordo com Altmann, a equipe médica que fará o atendimento dos pilotos em Interlagos é considerada a melhor do circuito da F-1.
A nova proposta já foi apresentada à FIA e deve ser aprovada no início de 2011. (MARCEL MERGUIZO)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Para fiscais, ficar perto é pagamento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.