São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Sofrimento em Olimpíadas já supera 50 anos

DO ENVIADO A CONCEPCIÓN

O futebol brasileiro já disputou dez vezes a Olimpíada e nunca alcançou o lugar mais alto do pódio. No ranking histórico da modalidade nos Jogos, o país pentacampeão mundial é apenas o 17º, com duas medalhas de prata e uma de bronze.
O calcanhar-de-aquiles do futebol brasileiro já incomodou até em Pré-Olímpicos. Em 80 e em 92, o país não passou pelo torneio qualificatório.
Durante muitos anos, os brasileiros não valorizaram tanto a disputa. Equipes com poucos jogadores de nome penavam na luta por medalhas. De 60 a 72, o Brasil não passou da primeira fase -em Munique-72, o time perdeu até do Irã.
A estréia nacional em Jogos foi em 52. A equipe caiu nas quartas-de-final diante da Alemanha. Em 76, o Brasil deixou escapar uma medalha -perdeu na disputa do bronze para a então União Soviética.
A partir dos anos 80, o ouro virou obsessão. Com times competitivos, a seleção foi prata em Los Angeles-84 e Seul-88. O fracasso no Pré-Olímpico de 92 aumentou a cisma.
Em Atlanta-1996 e Sydney-2000, com total favoritismo, o Brasil caiu diante de Nigéria e Camarões, respectivamente, na morte súbita. (RBU)


Texto Anterior: Torneio começa esvaziado, sem festa e sem hino
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.