São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torneio começa esvaziado, sem festa e sem hino

DO ENVIADO A CONCEPCIÓN

O Pré-Olímpico é um torneio importante que não se importou com festa ou cerimônia de abertura. A programação de hoje em Concepción não reserva quase nada. Nem os hinos serão executados antes dos jogos -antes da estréia brasileira, haverá Chile x Uruguai.
"Só haverá um evento que acontecerá antes, para a imprensa. Os países pediram que não tocássemos os hinos. Podem gerar manifestações de torcedores", disse à Folha Hector Alarcón, que responde pelo Comitê Organizador de Concepción.
Apesar da importância, o torneio também está bastante esvaziado. Muitas foram as baixas devido à posição firme de alguns clubes europeus em não ceder atletas.
Kaká, brasileiro do Milan, D'Alessandro, argentino do Wolfsburg, Roque Santa Cruz, paraguaio do Bayern, e Pinilla, chileno do Chievo, são alguns dos nomes que foram impedidos de atuar.
Dos 200 atletas que jogarão o Pré-Olímpico, só 16 atuam fora de seus países (8%). Nas eliminatórias da Copa, praticamente a metade são "estrangeiros".
Só sete atletas jogam no futebol europeu, dois deles da seleção brasileira: Maxwell (Ajax) e Fábio Rockemback (Sporting). Além deles, os destaques europeus do qualificatório são o uruguaio Rubén Olivera, da Juventus, e o colombiano Johnnier Montaño, do Parma.
Assim, os holofotes estarão muito voltados para os jovens atletas que brilharam no continente em 2003. É o caso do atacante argentino Tévez, do Boca Juniors, o mais assediado, e dos santistas Diego e Robinho, vice-campeões da Libertadores.
Alguns treinadores criticaram a "fraqueza" da Conmebol em conseguir na Fifa a liberação dos atletas que atuam na Europa. O continente que tem mais títulos mundiais também não conseguiu mais que duas vagas nos Jogos. Para a Copa, até cinco países da região podem se classificar. (RBU)


Texto Anterior: Sub-23 faz da Olimpíada sonho e Copa do Mundo
Próximo Texto: Memória: Sofrimento em Olimpíadas já supera 50 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.