São Paulo, segunda-feira, 07 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

vedete

Em ano de queda, Corinthians vale R$ 2 bi na mídia

Camisa do clube, cotada a R$ 16,5 milhões anuais, ocupa espaço bilionário de jornais e TVs em dez meses de 2007

Análise feita por empresa especializada mostra que luta contra o rebaixamento faz exposição crescer como se fosse disputa por título


EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

No ano do maior vexame de sua história dentro de campo e de inúmeros escândalos protagonizados por sua diretoria, o Corinthians apareceu, e bastante. O espaço ocupado pelo clube nas TVs e nos jornais nos dez primeiros meses de 2007 equivale a mais de R$ 2 bilhões.
É o que aponta estudo formulado pela Informídia Pesquisas Esportivas, empresa especializada em quantificar o valor da exposição de marcas e que desde 1997 faz relatório anual sobre clubes brasileiros.
A análise é vendida aos departamentos de marketing das equipes. Sua última edição, que abrange o período de janeiro a outubro do ano passado -os relatórios dos últimos dois meses ainda não foram fechados-, aponta uma exposição maciça do rebaixado Corinthians.
Os R$ 2.139.175.358,48 são referentes a quanto o clube teve de propaganda "gratuita", ou seja, o valor que teria de gastar se quisesse ocupar o mesmo espaço nas TVs abertas e fechadas e em jornais com anúncios publicitários diretos.
Segundo a empresa, o Corinthians costuma liderar o ranking dos 12 clubes mais expostos anualmente, fator potencializado pelo calvário corintiano durante o Brasileiro-2007.
"Normalmente o Corinthians lidera esse ranking. Só perde, às vezes, para o São Paulo", explica Antônio Lauletta, diretor da Informídia. Segundo a empresa, o índice de exposição de um clube aumenta de acordo com sua campanha. Para o bem ou para o mal.
O interesse dos veículos de comunicação por um determinado clube cresce se ele estiver disputando um título ou se estiver correndo risco de um grande fracasso. "A mídia fala mais de quem está no topo ou na rabeira do que de quem está no meio da tabela", diz Lauletta.
A análise de exposição leva em conta o número de jogos, ao vivo e em VT, e as reportagens transmitidos pelas emissoras e o espaço ocupado pelo clube em publicações impressas. E usa valores que seriam cobrados pelos veículos de comunicação por uso de espaço equivalente para aferir quanto vale o total dessa exposição na mídia.
Para o Corinthians, o relatório serviu para fazer a diretoria cobiçar melhores patrocínios.
O presidente Andres Sanchez se mostrava insatisfeito com os US$ 485 mil (cerca de R$ 850 mil) mensais pagos pela Samsung. Depois do rebaixamento, a empresa tentou reduzir ainda mais o valor, e o contrato acabou rescindido.
De posse do estudo, o Corinthians pleiteou no mercado contrato melhor. Fechou acordo com a Medial Saúde, por R$ 16,5 milhões anuais e espera outros R$ 5 milhões com publicidade nas mangas da camisa.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Lembrança: Patrocínio antigo perdura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.