São Paulo, segunda-feira, 07 de janeiro de 2008

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quem paga

Patrocinador paga só 10% da exposição

DA REPORTAGEM LOCAL

A exposição do Corinthians ajudou bastante as marcas de seus patrocinadores a ficarem em evidência no ano passado.
Segundo o estudo da Informídia, os espaços ocupados na mídia pela Samsung e pela Nike, principais patrocinadoras do clube no ano passado, equivalem, somados, a quase R$ 162 milhões.
De janeiro a outubro, a empresa de produtos eletrônicos teve 81.337 aparições de sua marca ligada ao Corinthians em TVs e jornais. Isso corresponde a mais de R$ 86 milhões.
Por essa publicidade, a Samsung gastava cerca de US$ 6 milhões (aproximadamente R$ 10 milhões) ao patrocinar o clube.
Já a fabricante de materiais esportivos registra 78.889 exibições, em valor de exposição que supera os R$ 76 milhões.
O valor desembolsado pela Nike ao Corinthians é de R$ 5 milhões anuais mais R$ 1,8 milhão em material esportivo.
Ambas demonstram ter ficado muito satisfeitas com o custo-benefício de seus investimentos.
"Marketing esportivo é uma ferramenta muito interessante", disse Ricardo di Sora, gerente de marketing da Samsung, que rescindiu com o time do Parque São Jorge.
Em comunicado via assessoria de imprensa, a Nike se diz "satisfeita" e "reafirma compromisso de manter acordo" com o clube até 2009.
Os números de exposição do ano passado deixaram a Medial Saúde, novo patrocinador corintiano, ávida pelos resultados de 2008. "Temos certeza de ter iniciado uma parceria de sucesso e que nos trará resultados muito positivos", afirma o presidente da empresa, Luiz Kaufmann.0 (EAR E PGA)


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