São Paulo, sexta-feira, 07 de janeiro de 2011

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FOCO

Corinthians emite documentos, brinca com latim e cria nova república em kit

DE SÃO PAULO

Quando completou seus cem anos, no ano passado, o Corinthians decidiu levar a cabo o ideal de que é uma "nação". Resolveu até fundar sua própria república.
Para isso, emitiu certidões de nascimento, passaportes e uma anistia para torcedores não corintianos que se sentissem atraídos pela recém-fundada República Popular do Corinthians.
Até uma "carta magna" foi redigida para "declarar os princípios fundamentais da sociedade corinthiana [sic]".
Todos os documentos estão à venda em um kit disponível em lojas franqueadas e no site oficial do clube do Parque São Jorge -o conjunto custa R$ 79,90.
O mote que acompanha o brasão dá a entender que até a língua é própria da nação.
"Qui est un bando de locus", diz o lema, em algo que lembra o latim, brincadeira que faz referência ao grito das arquibancadas em que os torcedores alvinegros se autoproclamam loucos.
"Só o "est" é latim na frase. O "bando de locus" é invenção total", afirma a professora Beatris Gratti, mestre em linguística pela Unicamp.
"Já foram vendidos mais de cem mil kits", declarou o gerente de marketing do Corinthians, Caio Campos.
A campanha, criada pela agência F/Nazca, não se limitará às ações do centenário, encerrado há uma semana. "É parte do conceito de estratégia do clube", diz Campos.


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