São Paulo, segunda-feira, 07 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gol vira artigo de luxo em São Paulo

PAULISTA
Torneio tem a pior média de tentos desde 2005 e entre os Estaduais jogados por clubes da Série A


RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Os gols se transformaram em artigo de luxo nesta edição do Paulista. Com 11 rodadas disputadas, o Estadual registra sua pior média de tentos desde que o formato com 20 clubes em grupo único foi adotado, em 2005.
Naquele ano, a bola entrou 372 vezes nas 11 primeiras partidas. Nesta temporada, são 283 tentos no mesmo número de jogos. Ou seja, o torneio perdeu 89 gols, quase um quarto do total.
A média de 2,57 gols por jogo só encontra paralelo na história recente em 2008. Há três anos, o Estadual registrava 2,59 tentos a cada partida ao término da 11ª rodada.
O reflexo disso é que jogos modorrentos, como o empate sem gols entre Palmeiras e Santo André anteontem, estão cada vez mais presentes.
O time do Parque Antarctica, aliás, é responsável direto por três das oito partidas que terminaram em 0 a 0 no Paulista. E olha que sua campanha está longe das piores.
O Palmeiras chegou a liderar o Estadual. Hoje, ocupa a quinta posição. Seu desempenho é todo calcado na defesa, a melhor da competição, com quatro gols sofridos. Mas o ataque deixa a desejar e só marcou 13 vezes em 11 partidas (1,18 a cada jogo).
Mesmo o melhor setor ofensivo da competição não é tão produtivo assim. O Santos já anotou 25 vezes. Na mesma altura do ano passado, a equipe também liderava esse ranking, mas havia marcado quatro gols a mais.
Aquele time, que começou a consagrar a dupla Ganso e Neymar, distribuía placares elásticos a rodo. Anotou 4 a 0 no Rio Branco, 5 a 0 no Prudente e 6 a 3 no Bragantino.
Essa volúpia ajudou o Estadual a ter 13 goleadas nas 11 primeiras rodadas, número que caiu para nove em 2011. Apenas uma vez neste ano, um time conseguiu mais de quatro gols em uma partida -o Americana derrotou o Noroeste por 5 a 1.
Quando questionados sobre a ausência de placares mais elásticos, os técnicos costumam dar respostas semelhantes. Dizem que o campeonato é equilibrado e que é complicado jogar contra quem só não quer perder.
Esse quadro fez de São Paulo o túmulo dos gols no Brasil. Entre os Estaduais que reúnem times da Série A, nenhum tem tantos poucos gols como o Paulista.
O que mais se aproxima é o Paranaense, que tinha 2,69 gols de média até ontem. Na outra ponta do ranking da fartura está o Mineiro, que vê 3,29 gols a cada partida.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Corinthians: Andres confirma Gobbi em pleito
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.