UOL


São Paulo, segunda-feira, 07 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pneus ajudam a eliminar pilotos

DA REPORTAGEM LOCAL

Como se os problemas de drenagem da curva 3 não bastassem, os pneus ainda ajudaram a eliminar seis pilotos do GP Brasil e mandaram outros três para a área de escape naquele mesmo trecho.
O novo regulamento da F-1 determina que cada fabricante pode levar apenas uma especificação de composto de chuva para cada GP. E, algo que ninguém entendeu, Bridgestone e Michelin optaram por trazer a São Paulo pneus intermediários, próprios para asfalto levemente úmido.
Se a situação naquele trecho já seria crítica para pneus de chuva forte, ficou impraticável com o material trazido para Interlagos.
Menos mal para os pilotos com Michelin. A fábrica francesa levou ligeira vantagem em relação à concorrente, com um composto um pouco mais apropriado.
Essa diferença se refletiu ontem nos abandonos na curva 3. Dos seis pilotos que deslizaram na pista e arrebentaram os carros na barreira de proteção, quatro usam pneus Bridgestone: Michael Schumacher, Justin Wilson, Jos Verstappen e Jenson Button.
Foram apenas dois abandonos com Michelin: Juan Pablo Montoya e Antonio Pizzonia.
"Nossa experiência prévia indicava que a chuva em Interlagos costuma ser forte", afirmou Pierre Dupasquier, diretor esportivo da fábrica francesa, aproveitando para tripudiar sobre o trabalho errado da concorrente.
"Infelizmente, nossa adversária trouxe um pneu para pouca chuva, e a largada precisou acontecer com safety car."
O GP Brasil pode ter sido o último com esse regulamento para os pneus. Na quarta, chefes de equipes se reunião com a cúpula técnica da FIA para discutir mudanças. Além da questão dos pneus, analisarão a transferência do warm-up do domingo para o sábado. Hoje, os pilotos reclamam que os 15 minutos entre o treino de aquecimento e a classificação são insuficientes. (FSX e JHM)


Texto Anterior: Saiba mais: Domingo tem quebra de carros e de recordes
Próximo Texto: Piloto do safety car vira estrela
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.