São Paulo, terça-feira, 07 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Ricard Pruna, que cuida do meia-atacante na Espanha, acha que ele não deve ter condições de jogar todo o Mundial

"Rivaldo é risco", diz médico do Barcelona

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Aquele que mais de perto acompanha a recuperação de Rivaldo está pessimista sobre a participação do jogador na Copa-2002.
Segundo Ricard Pruna, médico do Barcelona, o meia-atacante não deve ter condições de atuar em todas as partidas do Mundial.
"Tenho receio de que ele não aguente jogar toda a Copa. Seu rendimento é uma incógnita", afirmou, em entrevista para a imprensa espanhola, logo após a convocação da seleção brasileira.
Ele fez questão de lavar as mãos. "A partir de segunda-feira, Rivaldo é um problema dos médicos da seleção", afirmou, revelando ainda que dará uma "alta condicionada" para o jogador.
Ou seja: passará para a frente um caso ainda não resolvido. "Vou dar todas as informações aos médicos brasileiros, como venho fazendo. Mas, a partir de segunda-feira, eles é que serão responsáveis pelo jogador."
Ao falar em "segunda-feira", Pruna faz referência ao término da temporada na Espanha. A última rodada do Espanhol ocorre no fim de semana -o Valencia conquistou o título antecipadamente.
Rivaldo sofre de uma inflamação nos ligamentos do joelho direito e não vem atuando pelo Barcelona. Anteontem, por exemplo, não jogou na vitória de sua equipe por 2 a 0 diante do Espanyol.
A lesão também o tirou do amistoso da seleção contra a Iugoslávia, em março, e das semifinais da Copa dos Campeões, contra o Real Madrid. Suas últimas atuações foram no empate do Brasil com Portugal, no dia 17 de abril, e na derrota do Barcelona para o Celta (2 a 1), há 16 dias.
Preocupado com a lesão, o jogador chegou a causar um mal-estar no seu clube e na seleção.
Passou por cima das comissões técnicas das duas equipes e contratou um fisioterapeuta particular, Renato Fernandez, ligado a Joaquim Grava, ex-médico da seleção e hoje no Corinthians.
Para a despedida do Barcelona da temporada, contra o Zaragoza, fora de casa, Rivaldo é dúvida. "Se houver algum risco para ele, por menor que seja, vou vetar sua participação. Por enquanto, pelas avaliações que a gente vem fazendo, as chances de ele jogar domingo são mínimas", disse Pruna.
Com a folga concedida pelo Barcelona ontem, Rivaldo não falou com a imprensa. Ele só deve comentar sua situação no final da manhã de hoje, no Camp Nou, após o treino de sua equipe.
Na convocação, Scolari disse confiar na recuperação do jogador. "O Rivaldo vem trabalhando quase que normalmente nos últimos dias e vai participar da Copa sem nenhum problema."


Colaborou o enviado ao Rio



Texto Anterior: Repercussão
Próximo Texto: Com Vampeta, Brasil terá 1 reserva na zaga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.