São Paulo, segunda-feira, 07 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Banana congelada" obtém vaga na segunda Olimpíada em 2 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

A velocidade na largada foi fundamental para levar Matheus Inocêncio a fazer história. Ontem, ele ficou em segundo nos 110 m com barreiras e carimbou o passaporte para Atenas, sua segunda Olimpíada em apenas dois anos.
O atleta de 23 anos será o primeiro brasileiro a disputar os Jogos de inverno e de verão.
Em Salt Lake City-2002, Inocêncio foi convocado para ser o empurrador do trenó de bobsled. Seu nome e o de seus companheiros Edson Bindilatti, Cristiano Paes, Matheus Inocêncio e o reserva Rodrigo Palladino, foram lembrados por sua explosão.
Nas provas de bobsled, a largada é fundamental e os atletas precisam ter reação rápida e força. Nos primeiros 50 m da pista de gelo, são eles que empurram o trenó antes de entrarem no cockpit.
Nos Jogos, os brasileiros, apesar de praticamente não terem experiência, terminaram 27º lugar entre os 33 participantes e conquistaram a simpatia da torcida. Viraram as "Bananas congeladas".
De volta às pistas, o atleta aprimorou os treinos e é hoje o segundo melhor brasileiro em sua especialidade. "Isso é o resultado de muita luta, muita batalha para superar grandes dificuldades", disse ele, que chorou muito após a conquista da vaga olímpica.
Inocêncio, nascido em Patrocínio Paulista (413 km ao norte de São Paulo), começou a praticar atletismo aos 12 anos por influência do irmão. Na época, ele treinava em um campo de futebol.
Por causa das dificuldades financeiras da família, no entanto, teve de parar de correr e trabalhou como lavrador e pedreiro. Só voltou às pistas aos 18 anos e logo chegou ao Mundial juvenil de Santiago (Chile), em 2000. Ficou na décima posição.
Dois anos mais tarde, após seus "treinos" na neve, tornou-se campeão do Troféu Brasil.



Texto Anterior: Técnico planeja "folga" e espera auge em agosto
Próximo Texto: Vôlei - Cida Santos: Ventos favoráveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.