São Paulo, terça-feira, 07 de junho de 2005

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Robinho troca soco de Pelé por sinal do patrocinador

Dois dias após assinar contrato com firma de telefonia, atacante festeja gol em jogo da seleção com um gesto alusivo ao marketing da empresa

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Robinho entrou para a lista dos jogadores marqueteiros. Ao fechar a goleada sobre o Paraguai, por 4 a 1, anteontem, em Porto Alegre, o atacante comemorou o seu gol agradando ao seu novo patrocinador -a empresa de telefonia celular Vivo.
Ele deixou de lado o gesto imortalizado por Pelé (o soco no ar), um das suas marcas, e correu para os fotógrafos fazendo com as mãos o símbolo da letra "V".
"Foi ótimo. Ele fez um gol na primeira partida como nosso patrocinado e ainda fez o V para as câmeras", disse Luis Avelar, vice-presidente-executivo de marketing e inovação da Vivo.
Na sexta-feira, Robinho aproveitou o final do último treino na Granja Comary para assinar o contrato de patrocínio com a empresa, valido por dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois. Pelo acordo, ele ganhará cerca de R$ 1 milhão por ano.
"Na verdade, a comemoração foi pensada em conjunto com o atleta. Ele se lembra da empresa e da sua namorada, que se chama Vivian", disse, rindo, o executivo. Na semana passada, Robinho posara para foto fazendo o "V". A empresa não quis revelar se o atleta é obrigado a comemorar desta maneira por exigência contratual.
Avelar não esconde a preferência pela permanência do jogador no Santos no próximo semestre, mas diz que uma transferência para o futebol europeu não atrapalharia os planos de marketing da empresa. "Se eles [do Santos] nos procurarem, podemos conversar [para ajudar a mantê-lo no país]. A empresa é brasileira e seria bom tê-lo por perto."
Robinho é o primeiro jogador de futebol contratado exclusivamente pela empresa, que patrocina a CBF há cerca de seis meses. No mês que vem, a Vivo deve iniciar uma série de projetos de marketing com o atacante, cujo destino mais provável é o Real Madrid.
A comemoração marqueteira não é nova na seleção. Em 1994, jogadores como Romário, Bebeto e Zinho festejaram gols com o gesto alusivo a uma cerveja.
A Vivo aposta tanto no sucesso de Robinho no clássico que já preparou uma peça publicitária para veicular nos jornais na quinta-feira, dia seguinte ao jogo. "Estamos torcendo para ele aparecer novamente", disse Avelar.


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