São Paulo, segunda-feira, 07 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasília é campeão; Fla reclama

Time do DF ganha o Nacional de basquete, e o do Rio culpa o local da decisão pela derrota

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

O Brasília conquistou ontem o título de campeão da segunda edição do NBB (Novo Basquete Brasil). Com a vitória por 76 a 74 sobre o Flamengo, fechou a série melhor de cinco em 3 a 2.
O ala-armador Alex, do Brasília, foi o cestinha, com 23 pontos -15 em cestas de três-, e ainda somou seis rebotes e seis assistências.
A partida de ontem foi disputada no ginásio Newton Faria, em Anápolis, cidade no interior goiano, distante 155 km de Brasília.
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) impedira, por intermédio de uma liminar, a realização do duelo no ginásio Nilson Nelson, no DF, após o incidente envolvendo jogadores flamenguistas e torcedores do time da casa, há uma semana.
O que deveria ser favorável ao Flamengo acabou se tornando um tiro no pé. O técnico do Rio de Janeiro, Paulo Sampaio, o Chupeta, apontou Anápolis como fator decisivo para o resultado.
"Sem tirar os méritos do time de Brasília, mas tivemos quase duas horas a menos de sono, nosso tempo de aquecimento foi curto. Todo o pré--jogo mudou", reclamou.
O Flamengo hospedou-se em um hotel em Goiânia, a 40 km do ginásio Newton Faria. Segundo Chupeta, os atletas saíram às 7h e chegaram ao local do jogo às 8h50.
O jogo começou às 10h, por exigência da TV. "Nunca jogamos nesse horário. Foi complicado, nos superamos em quadra", conformou-se.
Até então, o Flamengo jamais havia atuado antes das 11h30 nesta edição do NBB. E costumava chegar no máximo 1h30min antes do início de qualquer partida.
O curioso é que o Brasília também não havia atuado às 10h, também ficou em Goiânia e fez ritual parecido antes do jogo. E não reclamou.
Esse é o segundo título nacional do time do Distrito Federal, que conquistara o primeiro há três anos, quando a competição ainda era organizada pela CBB (Confederação Brasileira de Futebol).
O Brasília quebrou a série de dois anos sem bater o Flamengo em uma decisão. O rival vencera a última edição organizada pela confederação brasileira, em 2008, e a primeira temporada do NBB.


Texto Anterior: Zé Roberto vai à Vila, mas clube nega sua volta
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.