São Paulo, domingo, 07 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Piloto larga hoje pela quarta vez consecutiva em primeiro, sem ter terminado as três últimas provas

Montoya tenta converter pole em vitória

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A SILVERSTONE

Juan Pablo Montoya tenta hoje, enfim, converter uma pole position em vitória. Pela quarta corrida consecutiva, o piloto colombiano larga em primeiro na F-1.
Nas três ocasiões anteriores, ele se deu mal. Em Mônaco, Montreal e Nurburgring, acabou abandonando com problemas mecânicos no seu Williams.
"Fizemos uma série de pequenas mudanças no carro depois dos treinos livres e, pelo visto, funcionou. Depois de ter largado tantas vezes na pole, espero agora terminar o GP também em primeiro", disse Montoya, que terá a Ferrari de Rubens Barrichello ao seu lado na primeira fila.
O alemão Michael Schumacher é o terceiro no grid, à frente de seu irmão, Ralf, da Williams.
É a quinta pole de Montoya nesta temporada, marca superior até à de Schumacher, que largou só três vezes na frente em 2002.
Apesar do desejo do colombiano, as estatísticas mostram que largar na pole não é tão fundamental em Silverstone. Desde 1997, o primeiro no grid não vence o GP da Inglaterra -a façanha foi do canadense Jacques Villeneuve, então um estreante na F-1, correndo pela mesma Williams.
A largada para a prova, décima etapa do Mundial, será às 9h (horário de Brasília), com TV.
A disputa pela pole, ontem, foi uma das mais acirradas da temporada. Quando faltava um minuto para o fim do treino oficial, a melhor marca era de Barrichello, seguido por Schumacher.
Em sua última tentativa, porém, Montoya conseguiu se livrar do tráfego e cravou 1min18s998.
"O balanço do carro estava perfeito, mas não sei dizer, especificamente, o que melhorou. O que importa é ter levado a pole", declarou o colombiano, que comemorou, de punhos cerrados, assim que a pole foi confirmada.
Uma possibilidade, não confirmadas pela Williams, é a de que Montoya tenha usado pneus moles no treino oficial, apostando em chuva na corrida -em testes, os compostos para piso molhado da Michelin e da Bridgestone mostraram desempenhos parecidos.
Mas a previsão da meteorologia indica tempo nublado e seco para hoje. A probabilidade de chuva durante as 60 voltas é de 20%.


NA TV - GP da Inglaterra, Globo, ao vivo, às 9h


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: A brincadeira acabou
Próximo Texto: Arrows ganha fôlego e disputa a prova
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.