São Paulo, sexta-feira, 07 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orgulhoso, Scolari não se cansa de agradecer

Um dia após cair diante da França, técnico de Portugal não quer tristeza

Satisfeitos com a campanha na Copa, portugueses já se preparam para enfrentar a Alemanha, amanhã, na disputa pelo terceiro lugar


RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A MUNIQUE

O ""day after" não foi triste. Foi sim dia de agradecimento.
Ontem, o técnico Luiz Felipe Scolari e os jogadores de Portugal mostravam-se mais orgulhosos e satisfeitos pela campanha na Copa do que qualquer outra coisa. O treinador brasileiro, em especial, tratou de elevar o moral do grupo que disputará amanhã em Stuttgart, contra a Alemanha, o terceiro lugar e, bem ao seu estilo, fez pronunciamento emocionado.
""Queremos, em primeiro lugar, agradecer a todas as pessoas em Portugal por todas as manifestações carinhosas com nossos atletas. E não é porque perdemos que vamos baixar a cabeça ou ter uma situação de desconforto. Estamos entre os quatro", declarou Scolari.
A derrota de 1 a 0 para a França na semifinal foi a primeira dele em Copas e interrompeu uma série de 19 partidas sem tropeço da seleção lusa.
Scolari disse que contava com uma final entre seu time e os donos da casa no domingo, mas que se contenta em enfrentar a equipe de Klinsmann na luta pelo terceiro lugar. ""Gostaríamos de fazer um jogo de primeiro e segundo lugares com a Alemanha, mas vamos jogar esse terceiro e quarto, e para nós é um orgulho. Vamos fazer uma partida entre duas seleções que se respeitam, entre técnicos e atletas que se respeitam e ver se conseguimos uma situação de terceiro, que para nós é maravilhosa."
Portugal já foi terceiro em 1966, na Copa da Inglaterra, quando era treinado por outro brasileiro: Oto Glória.
Scolari, que deve permanecer por mais dois anos à frente da seleção lusa -seu contrato atual termina no fim do mês-, ressaltou o orgulho que tem de seus atletas, com os quais foi vice-campeão europeu em 2004. ""Queria colocar isso para todos vocês para que o mundo todo soubesse que estamos orgulhosos dos nossos atletas."
A equipe viaja hoje para Stuttgart na hora do almoço. Há a expectativa de que Scolari possa anunciar, ainda em solo alemão, sua permanência em Portugal. Essa é a idéia do presidente da federação daquele país, Gilberto Madail.
"Se o Felipão sair, será uma perda muito grande. Torço para que ele fique", disse Deco.
Ontem, os jogadores que atuaram contra a França foram poupados de treino. O lateral-direito Miguel sofreu lesão no joelho direito e ficará sem atuar por três semanas. Além dele, não poderá enfrentar a Alemanha o zagueiro Ricardo Carvalho, que está suspenso.


Texto Anterior: Soninha: O peso da história
Próximo Texto: Chávez leva o Mundial à Bolívia e gera crítica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.