São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Aprendizado na superfície levou 4 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 2005, após quatro títulos seguidos no saibro, culminando com seu primeiro triunfo em Roland Garros, Rafael Nadal partiu para a temporada de grama. E não teve o que comemorar. Caiu na estréia em Halle e na segunda rodada em Wimbledon.
No ano seguinte, mudou o torneio preparatório (Queen's) e manteve o foco em Wimbledon, que em nome da tradição, não permite seus usuais uniformes coloridos. Foi premiado com uma surpreendente final contra o então imbatível Roger Federer.
Levou um "pneu" (6/0), mas deu continuidade a seu processo de aprendizado na superfície cujas características são o oposto de sua especialidade.
No ano passado, voltou a decidir Wimbledon contra o "rei da grama". Daquela vez, conseguiu levar a partida até o quinto set, feito que nenhum jogador havia conseguido desde que Federer iniciou sua série de triunfos no piso, em 2002.
Mesmo perdendo a decisão mais uma vez para o suíço, Nadal dizia ter evoluído, já que em 2006 chegara à final como surpresa, sem chance de vitória, situação bem diferente da segunda tentativa, quando já conseguiu pressionar o adversário.
Neste ano, após igualar o feito de Bjorn Borg, de quatro títulos seguidos em Roland Garros, Nadal voltou a seguir para Queen's.
Conseguiu seu primeiro título na grama no torneio preparatório e ontem destronou o pentacampeão.
"Ele [Roger Federer] ainda é o número um", afirmou o campeão de Wimbledon sobre o suíço. "Ele ainda é o melhor."
Federer, recordista de semanas ininterruptas no topo do ranking, segue como número um apesar da perda do título. Mas a perspectiva de Nadal de lhe tomar também a liderança é razoável.
Até o final da temporada, Federer tem quatro títulos (Masters Series de Cincinnati, Aberto dos EUA, Basiléia e Masters), enquanto Nadal tem apenas um (Stuttgart, que começa hoje). Em pontos, Federer defende 3.175 e Nadal apenas 1.305.


Texto Anterior: Nadal derrota "o melhor da história"
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.