São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com Cuca, "Kléberes" somem do Santos

Com produção dos astros em baixa, time segue na zona de rebaixamento

Número de assistências de Kléber cai pela metade, e aproveitamento nas finalizações de Kléber Pereira vai de 86% a 40%

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL
DIMAS RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Não é com o futebol atual das duas maiores estrelas do clube que Cuca vai tirar o Santos da crise e da zona do rebaixamento do Brasileiro-2008. Desde que o treinador assumiu o cargo, há cinco rodadas, o lateral-esquerdo Kléber e o atacante Kléber Pereira têm queda abrupta em fundamentos onde são especialistas.
Segundo o Datafolha, a eficácia de Kléber nos cruzamentos caiu de 40% para 34% e nos passes de 80% para 74%. Pior aconteceu nas assistências, onde sua média caiu pela metade (de 1 por jogo para 0,50).
Antes de Cuca assumir, Kléber Pereira somava três gols. Com o novo treinador, ele ainda não marcou. E também pudera. Antes da contratação de Cuca, nada menos do que 86% de suas conclusões resultavam em gols ou exigiam a intervenção dos goleiros.
Com o novo comando, seu aproveitamento no fundamento despencou para 40%.
Torcedores de organizadas santistas já acusaram Kléber Pereira de "baladeiro". Kléber, por sua vez, acumula problemas físicos na temporada.
Sem poder contar com quem era seu principal articulador de jogadas e também principal finalizador, o Santos de Cuca é uma tragédia no ataque.
Com ele no comando o clube marcou apenas um gol em cinco rodadas. Só não terminou a rodada na lanterna porque o Ipatinga empatou e o Fluminense perdeu ontem.
Apesar da delicada situação do time, que não vence há sete partidas, Cuca avalia que seu grupo de jogadores está em evolução. No sábado, o time voltou a perder. Dessa vez foi para o Atlético-PR, por 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba. "Na minha curta história no Santos, foi a melhor partida até aqui. O time está em evolução."
A equipe santista terá agora duas chances seguidas de se reabilitar no campeonato, pois joga em casa, na Vila Belmiro, contra Grêmio e Botafogo, respectivamente.
Segundo o treinador, o Santos precisa apenas aproveitar melhor as chances no ataque. E citou um exemplo da partida de sábado. "O time deve ter criado umas dez chances para marcar. O Apodi perdeu um gol em cima da linha. Se a gente tiver 20% de aproveitamento, está bom. Podemos vencer Grêmio e Botafogo", afirmou.
Cuca espera contar com alguns dos jogadores recém-contratados, como os volantes Roberto Brum, o zagueiro Fabiano Eller, o meia Michael e, principalmente, o atacante paraguaio Nelson Cuevas, 28, que estava no Libertad e chega para ser o parceiro de ataque de Kléber Pereira.


Texto Anterior: A rodada: Com gol relâmpago, Vitória vence Portuguesa e vai ao G4
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.