São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula propõe renovação do poder na CBF

Para presidente, entidade deveria seguir seu exemplo em sindicato

ANA FLOR
ENVIADA ESPECIAL A DAR ES SAALAM (TANZÂNIA)

Incansável nos últimos dias em lamentar a eliminação da seleção brasileira da Copa da África do Sul, o presidente Lula sugeriu à CBF que faça como ele fez na época de sindicato: renove sua direção a cada oito anos.
O presidente da entidade que comanda o futebol nacional, Ricardo Teixeira, está no cargo desde 1989.
"Eu não posso falar da CBF porque é uma entidade particular e eu não posso votar, não posso dar palpite. Eu acho que, se a CBF adotasse o que eu adotei quando era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, a cada oito anos a gente trocava a direção da CBF. No sindicato, a gente trocava", disse Lula.
O presidente frisou que a queda na Copa não pode afetar os esforços para o Brasil ser campeão em 2014. "[Em] 2014 não tem 1950. Em 2014, nós vamos estar preparados para triturar quem vier."
Lula chegou a Dar Es Saalam, na Tanzânia, no início da noite de ontem (tarde no Brasil). Ele está desde o dia 2 em um périplo por seis países africanos que terminará na África do Sul, onde assistirá à decisão do Mundial-2010.
Antes de sair para ver Uruguai x Holanda na casa do embaixador brasileiro no país, Lula falou a jornalistas.
Ele queria ver o Uruguai na final e até disse que Loco Abreu, do Botafogo, representava o Brasil na Copa.
Voltou a dizer que ficou "deprimido" com a eliminação e que "já perdeu muitas Copas", mas que sofreu muito com a eliminação na sexta.
"A gente não tinha o melhor time do mundo, mas a gente tinha um time coeso, motivado. Quando a seleção entrou em campo, eu vi na cara daqueles meninos que era a era deles. Eu achava que o Robinho ia ser o melhor da Copa, que o Kaká ia se recuperar. Não deu certo."
Como nos dias anteriores, Lula poupou Dunga. "Jogar a culpa nas costas do Dunga é um exagero. Ele conseguiu mais do que muitos técnicos importantes", afirmou.
Na manhã de ontem, em Nairóbi (Quênia), Lula usou mais da metade do discurso que fez ao presidente e à imprensa do país para falar da derrota para a Holanda.
Lula brincou que a seleção queniana precisa treinar muito para estar na final com o Brasil em 2014. "O jogo vai dar empate, e os dois presidentes vão chutar o pênalti", disse ele, arrancando risos.


Texto Anterior: Xico Sá: A carta dos sonhos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.