São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA

Lula chega a Pequim para fazer campanha da Rio-2016

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Pequim, em viagem que tem como objetivo impulsionar a candidatura do Rio na disputa pela sede da Olimpíada de 2016.
Chicago, Madri e Tóquio são as concorrentes do Rio. A escolha final será em 2009.
Lula é um dos cerca de 80 líderes internacionais que desembarcaram em Pequim para acompanhar a cerimônia de abertura, amanhã. Na madrugada de hoje, visitou o Grande Palácio do Povo e, na seqüência, se encontrou com o líder chinês, Hu Jintao. Depois, visitaria atletas brasileiros na Vila Olímpica.
Aproveitando a presença dos chefes de Estado, o presidente deve agendar encontros. Antes da viagem, o porta-voz Marcelo Baumbach apontou duas vertentes para a mesma. A primeira delas é a bilateral. O encontro dos presidentes de Brasil e China, no qual deverão ser discutidos tópicos como comércio e a questão dos déficits que o Brasil tem tido com a China. Também poderão ser discutidos assuntos como a expansão do Conselho de Segurança da ONU, dos membros permanentes, a mudança do clima, entre outros assuntos.
A outra seria a Olimpíada. "Ele fará um corpo-a-corpo tentando convencer os membros do COI de que o Rio tem condições para sediar a Olimpíada", disse Baumbach.


Texto Anterior: Só Sarkozi prestigia abertura dos jogos
Próximo Texto: Tiro: Atiradores festejam as vantagens do ar ruim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.