São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedalando ao largo

OS EUA passam por uma situação única de ter três presidentes. O de direito, que já não tem quase poder de fato, e os dois principais concorrentes ao cargo, um dos quais será escolhido em menos de três meses.
Se fossem parte da delegação, George W. Bush seria o líder do time de mountain bike. Barack Obama, com suas pernas longas e sangue queniano, um maratonista. John McCain? Técnico do time de beisebol, abrigo folgado, charuto apagado no canto da boca, gritando obscenidades aos jogadores.
Um dos três desembarca nas próximas horas em Pequim. Antes de chegar à Casa Branca, o milionário George W. Bush havia visitado apenas quatro países em seus 54 anos de vida: três vezes o México (o que não conta, já que ele viveu no Texas), duas vezes Israel (também não, pois ninguém é eleito presidente dos EUA sem ter ido pelo menos uma vez a Israel), uma vez a Itália (idem, já que foi uma passagem de três dias por Roma, onde celebrou o Dia de Ação de Graças).
Pode-se dizer, então, que o único país estrangeiro que o futuro presidente dos EUA conhecia de verdade era a China. Em 1975, ele passou seis semanas em Pequim com seus pais -George H. W. Bush era o então chefe do Escritório de Interesses Norte-Americanos no país; o primeiro embaixador pós-Revolução Comunista só seria apontado em 1976.
Duas passagens marcaram a memória do jovem George, segundo contou o presidente em entrevista inócua a uma equipe da TV estatal chinesa CCTV, na semana passada: seus passeios de bicicleta por Pequim; e o fato de que todo o mundo usava roupas iguais, "menos eu".
Ele chega hoje para sua quarta visita como presidente, de longe o ocupante do cargo que mais vezes visitou o país. Leva na mochila menos do que diversas entidades de direitos humanos no mundo inteiro gostariam que levasse. É pouco provável que faça marola.


Texto Anterior: Jeitinho brasileiro
Próximo Texto: CHINA >> 250 mil primos de Deng
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.