São Paulo, sábado, 07 de setembro de 2002

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MOTOR

O despertador não tocou

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE

A corrida mais chata do ano, talvez dos últimos anos, não merece maior comentário. A última coluna antecipou que Schumacher transformaria Spa em uma espécie de one man show. Não há mérito na previsão. A F-1 está por demais previsível.
E como falar mal dessa F-1 já se tornou rotina por aqui, duas pequenas novidades da semana para compensar tanta descrença: a McLaren quer juntar forças com a Williams, e a BMW resolveu apontar o dedo para o chassi fabricado pela mesma Williams.
A primeira, capa da "Autosport" nesta semana, reúne todos os elementos de uma boa cascata. Diagnosticado que um dos fatores de sucesso da Ferrari é o bom relacionamento com a Bridgestone, a escuderia de Ron Dennis quer dividir e trocar dados com a Wil-liams sobre os pneus Michelin.
Um intercâmbio básico de informações já existe. A proposta é radicalizar o processo, não se explica de que modo, com o objetivo de diminuir ainda nesta temporada o abismo entre a Ferrari e os dois times ingleses. Enfim, não seria o primeiro conluio dos súditos da rainha contra os italianos na história da categoria. Longe disso.
Resta saber se adianta ou se é apenas mais uma para inglês ver, ou ler, o que preferir.
A segunda notícia é evidentemente mais importante. Gerhard Berger foi duro e elegante com a parceira. O problema da Wil-liams é o chassi, e o time precisa de uma "revolução" de projeto semelhante à que a fábrica bávara experimentou há dois anos com seu próprio motor, sintetizou o diretor esportivo da BMW.
Berger disse também que confia no time e na chance de a tal revolução de fato acontecer até a próxima temporada, para a qual prevê uma Williams melhor, mas ainda sem chance de tirar o título da Ferrari. Curiosa mesmo foi a resposta de Frank Williams, que, em poucas palavras, disse que o modelo FW25 será, então, um carro "revolucionário".
O chefão da Williams ainda comparou Montoya a Mansell e garantiu que seu time experimentará já em 2003 uma nova era de domínio. Como a vivida sob os "cuidados" do Leão, bom discurso para ouvidos de patrocinador.
Traduzindo, a BMW não vai colocar nenhum centavo a mais para desenvolver um motor que já é bom, e está na hora de sir Wil-liams e Patrick Head torrarem algum. A crise é, sim, o maior problema das rivais da Ferrari -e como a tanga é ainda pior na McLaren, por lá nenhum dos parceiros ousa falar mal do outro.
E, enquanto essa e outras revoluções não ocorrem, o público vai respondendo à altura. No último domingo, média de 13 pontos, sendo que Barrichello, a grande alavanca de audiência no bananal, tinha vencido na Hungria. Dado mais alarmante, apenas 20% dos aparelhos estavam ligados no horário. E pensar que não há muito GPs aumentavam a audiência até dos outros canais.

A categoria que deveria ser a mais chata do mundo decide seu campeão em duas corridas decisivas, amanhã e no outro domingo.
Castro Neves, Gil, Hornish e, mais de longe, Giaffone disputam o primeiro título de peso da breve história da IRL. Em menos de um ano, a liga assimilou pilotos, times, motores, circuitos e até mesmo os altos custos da Indy. E pensar que a IRL nasceu justamente para negar os vícios da rival.

Dentro
Cada vez mais próximo do título da Indy e cada vez mais longe da F-1. A negociação de Cristiano da Matta com a Toyota aparentemente fez água. O piloto mineiro chegou mesmo a criticar o que chamou de "esse pessoal da F-1", que não se mostrou disposto a pagar a multa milionária imposta por Carl Haas. Na Europa, aumenta agora a cotação de Felipe Massa para a vaga. A montadora japonesa prefere um brasileiro ao lado do já acertado Olivier Panis por razões exclusivas de mercado.

Fora
A Chip Ganassi, uma das equipes mais bem-sucedidas da Indy nos últimos tempos, vai tirar seus carros da categoria até o final desta temporada. A cada vez maior IRL deve abraçar ainda a Green, que agora está nas mãos de Michael Andretti. Se tudo isso acontecer, dos velhos barões da Cart sobrarão apenas Paul Newman, Carl Haas e Bobby Rahal. O último apaga a luz.

E-mail mariante@uol.com.br



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