UOL


São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Branquinha
A seleção canarinho vai vestir branco para enfrentar a França em 20 de maio de 2004, em Paris, na comemoração do centenário da Fifa. A aniversariante pediu aos dois times que jogassem com seus uniformes de cem anos atrás. Como o escrete brasileiro nasceu em 1914, atuará com o modelo daquele ano.

Reserva especial
A CBF encomendou à Nike uma réplica da roupa de 1914, cuja camisa tinha gola decotada em "V" e era amarrada com cordões. A empresa trabalha no uniforme, que deve ter tiragem especial para venda ao público.

Tradição ou vaidade?
A única dúvida é sobre o escudo a ser estampado na camisa: se o da CBD, a confederação que administrou a seleção de 1916 a 1979, ou o da CBF, nomenclatura que vigora de 79 até hoje.

Oportunidade
O hotel da seleção em Barranquilla aproveitou para capitalizar em cima dos pentacampeões mundiais. A gravação da chamada de espera telefônica alardeia que o Puerta del Sol tem 26 estrelas, as cinco habituais mais 21 do Brasil -na verdade são 22. Destacam Ronaldo, Roberto Carlos e Ronaldinho.

Treino forçado
Os 142 atletas do Pan que desfilarão no Dia da Independência em Brasília vão caminhar na Esplanada dos Ministérios. Com o excesso de esportistas (no início, eram 80, mas muitos pediram para ser incluídos), a organização não arranjou os dez carros necessários para transportar todos. O Corpo de Bombeiros alegou que desfalcaria sua frota.

Do outro lado
Figurinha fácil nos eventos que envolvem olímpicos na capital federal, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, faltará desta vez. Está em Pequim, em comissão de trabalho da Olimpíada de 2008. Volta no cabalístico 11 de setembro.

Alternância entre dois
Reynaldo Carneiro Bastos substituiu Marco Polo del Nero. Mas não foi na Federação Paulista. O novo mandatário da entidade renunciou ao cargo de presidente do Sindibol, o sindicato dos clubes de SP. E entregou-o ao vice da FPF.

Ripa na chulipa
Menos de um mês após assumir, Del Nero já interveio em um dos símbolos da gestão Eduardo José Farah. Mexeu no programa "Futebol Paulista e Você". "Mandei colocar mais gol. O povo não quer ver o E.T. [comediante que participava do programa], quer ver craque."

Filho pródigo
Se ficou mais longe do ministro Agnelo Queiroz, o santista Marcelo Teixeira parece ter voltado às boas com a FPF. Foi ele quem sugeriu a Ricardo Teixeira que a CBF nomeasse Del Nero chefe de delegação da seleção na viagem à Colômbia. O conselho foi seguido de imediato.

Favor
A pedido de Nabi Abi Chedid, vice da aliada CBF, o Santos emprestou sete jogadores ao Bragantino, que disputará a Série C do Nacional a partir do dia 17. O clube do litoral seguirá bancando o salário de todos eles.

Expresso Oriente
Depois do Corinthians, é a vez de o São Paulo invadir o gigante mercado da China. O clube do Morumbi, que já tem tentáculos na Coréia do Sul, vai montar escolinhas com seu nome na cidade de Qindao.

Ver para crer
Se depender da vontade do deputado Wágner Salustiano (PSDB), a propagada abertura de uma CPI do Futebol Paulista na Assembléia Legislativa não sairá do papel: "Eu tive a idéia, e o Romeu Tuma Jr. (PPS) quis sair na frente. Comigo, que sou do governo, a coisa seria mais fácil. Veremos o cacife dele".

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br


DIVIDIDA

Do advogado de Pelé, Nélio Machado, sobre a abertura de uma filial da Pelé Pro no Rio:
- Estamos em festa. Vamos mostrar a todos que o Hélio Viana [ex-sócio do Rei] falou bobagem quando disse que foi ele quem inventou a marca Pelé.

CONTRA-ATAQUE

Tartaruga

Figurante na disputa dos 5.000 m do Mundial de Paris, encerrado no último domingo, a hondurenha Lilián Claber Argereta não esperava ter que passar por tal provação na primeira eliminatória da prova.
Inferior às rivais, a fundista sabia que a classificação para a final era impossível. As outras competidoras já haviam superado a linha de chegada, e a turca Elvan Abeylegesse festejava o melhor tempo da bateria. Argereta, atrasada, ainda corria. Poucos minutos depois, desacelerou o passo após encerrar uma volta.
No entanto um juiz a alertou que ainda faltava mais uma para completar o percurso. Incrédula, ainda questionou um fotógrafo na lateral da pista sobre a veracidade da informação.
Resignada, voltou a correr. Chegou mais de cinco minutos depois da vencedora.



Próximo Texto: Penta, seleção corre risco que compensa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.