São Paulo, segunda-feira, 07 de setembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO ARRUDA - painelfc.folha@uol.com.br

Risco máximo

O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, confirmou com diretores do BNDES rumores que ouvia sobre o que pensa o banco estatal a respeito dos clubes. O órgão acha arriscado fazer financiamento às equipes de futebol, principalmente no que se refere a dinheiro para construção ou reformas de estádios. Quem é ligado ao banco conta que dificilmente os clubes conseguirão apresentar garantias financeiras para tomar empréstimos. E há aposta de que nem uma eventual pressão do presidente Lula para facilitar operações de crédito para a Copa de 2014 quebrará a rigidez do BNDES em relação ao financiamento de estádios para o evento.



Quem pode. Gente ligada ao BNDES alega que não tem fundamento o argumento de Juvenal Juvêncio de que se o banco empresta dinheiro à Daslu, tem de fazer o mesmo com o São Paulo. A luxuosa loja apresentou aval de uma poderosa instituição europeia para financiamento no banco.

Caminho... O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., reuniu-se com os presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal nas últimas semanas. Diz ter recebido compromisso das duas instituições para investir em projetos da Lei de Incentivo.

...do dinheiro. Além dos bancos estatais, Silva Jr. afirma que também tem batido à porta de empresas privadas com o mesmo objetivo.

Holofotes. Advogados especializados em Fifa dizem que a punição ao Chelsea de negociar atletas até 2011 não é nova. O objetivo é mostrar aos europeus rigidez em relação a transferências de menores.

Sem escalas. A Fifa proibiu a delegação brasileira que jogará o Mundial sub-20 no Egito de fazer aclimatação em Dubai. Alegou que as passagens para o Egito já haviam sido emitidas e não há tempo suficiente mudar o plano.

Alerta. Pessoas próximas à cúpula da CBF creem que Robinho terá o mesmo destino de Ronaldinho na seleção, apesar de ser homem de confiança de Dunga. Alegam que o técnico ficará sem opção para chamá-lo se ele seguir na reserva do Manchester City e mal no time nacional.

O vizinho. Nos últimos dias, Andres Sanchez andou perguntando sobre a cesta de atletas do Palmeiras. Ouviu que o negócio causou muita confusão entre os investidores no clube alviverde.

E aqui? O presidente corintiano não parece muito animado com o fundo que planeja para receber doações de corintianos para as finanças do centenário. Confessou que, para negociar Andre Santos, cujos direitos estavam divididos entre clube e duas empresas, teve muita dor de cabeça.

Contragolpe. Conselheiros do Fluminense avaliam que o presidente Roberto Horcades está acuado e substituirá quem contrariá-lo.

Subindo. A avaliação no Flu é a de que se o time não reagir em campo, o grupo que pede o afastamento de Horcades obterá a adesão de 2/3 dos conselheiros para votar o impeachment do presidente.

Dividida

"Foi um relatório absolutamente político e pensado do ponto de vista de marketing"


Do oposicionista do COB ALBERTO MURRAY NETO ao comentar o otimismo dos envolvidos na candidatura do Rio de Janeiro após o relatório do COI sobre as postulantes à Olimpíada de 2016


Próximo Texto: Fifa pode excluir até duas sedes da Copa-14
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.