São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros concentram os gols

Até agora, pouco mais de um terço dos tentos no Mundial de futsal são de atletas nascidos no Brasil

O ala Pula, que defende a Rússia, marcou ontem nove vezes e se tornou o jogador com o maior número de gols em um só jogo do torneio


MARIANA BASTOS
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

No Mundial sediado no Brasil, quem mais balança as redes são os brasileiros. Pouco mais de um terço dos gols feitos na competição até agora foram assinalados por jogadores do país.
É um número alto, considerando-se que 13% dos atletas que foram inscritos na competição nasceram no Brasil.
No total, os brasileiros contabilizam 77 tentos. Entre os atletas da seleção do Brasil, foram 40. Já os naturalizados, que defendem outras equipes nacionais, somam 37.
O maior destaque dos jogos de ontem foi o ala Pula. Contra as Ilhas Salomão, a Rússia emplacou a maior goleada da história do torneio, 31 a 2. E, de quebra, o brasileiro naturalizado russo marcou nove vezes.
Com isso, Pula se tornou o jogador com o maior número de gols em uma só partida de Mundial, quebrando uma marca que perdurava por 16 anos. O recorde anterior pertencia ao russo Konstantin Eremenko, que fez sete gols na vitória de 10 a 1 contra China, no Mundial de Hong Kong, em 1992.
"Foi uma alegria muito grande saber que, pelo menos, em alguma coisa, marcamos história", comentou Pula sobre o recorde de gols da Rússia.
Pula, que está na Rússia desde 2004, assumiu a artilharia com 11 gols, ultrapassando Falcão, que soma nove.
"Toda oportunidade que tive, eu quis fazer o gol. É a primeira vez que eu marco tantos na minha vida", comemorou.
Seu companheiro de equipe, Sirilo, também se destacou ontem, contribuindo para a fama ofensiva dos brasileiros. O pivô marcou seis vezes contra os salomônicos e admitiu, após a partida, que perdeu até a conta.
"Não lembro. Foram seis?", perguntou aos jornalistas. Após saber a contagem, disse que seu recorde é de oito tentos em um jogo. "Brasileiro tem faro de gol e isso é o principal para um jogador", disse Sirilo.
Outro brasileiro que se destacou por uma seleção estrangeira ontem foi Leitão, que defende a seleção portuguesa.
O paulistano marcou três vezes na vitória de Portugal sobre os EUA por 8 a 1.
"Todos esse gols feitos por brasileiros só servem para realçar a força do futsal no Brasil", disse Leitão, que obteve a dupla cidadania há dois anos.
Apesar de nunca ter morado em Portugal -desde que se mudou para a Europa, ele joga na Espanha -, Leitão integra a seleção lusa há um ano e meio.


Texto Anterior: Vôlei: As perguntinhas do vôlei
Próximo Texto: Superior, Brasil não diminui os adversários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.