São Paulo, segunda-feira, 07 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Recordista, queniano vence com 1s de vantagem na chegada mais apertada da história da maratona nos EUA

Tergat dispara no fim, bate campeão e leva título em NY

DA REPORTAGEM LOCAL

Na chegada mais apertada da história da Maratona de Nova York, o queniano Paul Tergat despachou o atual campeão e ficou no primeiro lugar do pódio em sua estréia na competição.
O queniano de 36 anos, dono da melhor marca da distância, completou os 42 km do percurso em 2h09min30s, apenas 1s à frente do sul-africano Hendrick Ramaala, que triunfou na prova em 2004 e era tido como um dos favoritos.
"Eu nunca venci uma prova com uma diferença tão pequena como essa", comentou o campeão. "Nas últimas passadas, eu sabia que eu tinha de mostrar muita força para poder vencer."
Um pelotão de 17 atletas aparecia na liderança na metade inicial da prova. Nos últimos quilômetros, porém, apenas três tinham chances de título -além dos dois primeiros, o norte-americano Meb Keflezighi.
Ramaala e Tergat iniciaram a batalha pela liderança nos metros finais. O queniano exibiu mais fôlego e celebrou logo ao finalizar o sprint e cruzar a linha de chegada. Já o sul-africano caiu no chão, exaurido, após a disputa.
O título chega em momento importante na carreira do vencedor. Nesta temporada, Tergat sofreu com contusões. Por conta delas, havia completado apenas duas provas em 2005 antes do triunfo de ontem. Além disso, o queniano embolsou prêmio de US$ 100 mil e conseguiu visibilidade no rico mercado dos EUA.
Além da melhor marca da maratona -2h04min55s, obtida em Berlim-2003-, Tergat tem no currículo medalhas de prata nos 10.000 m nos Jogos de Atlanta-1996 e de Sydney-2000, além de cinco troféus da São Silvestre.
Seu triunfo também manteve o domínio dos atletas da África no evento. Nos últimos nove anos, apenas fundistas do continente conseguiram vencer a prova.
A prova feminina também acabou definida nos metros finais. Jelena Prokopcuka, da Letônia, estava 17 segundos atrás das líderes faltando cerca de 18 km para o final. Ela se aproximou gradualmente e, na entrada do Central Park, arrancou para ultrapassar a líder Susan Chepkemei e vencer a competição com apenas 14 segundos de vantagem.
Esta é a primeira vitória da atleta letã em uma maratona de prestígio. Em 2004, ela foi a quinta colocada em Nova York. Seu tempo ontem foi 2h24min41s.

Texto Anterior: Panorâmica - Futebol: Vélez perde e fica em segundo na Argentina
Próximo Texto: Empresa quer atletas com tênis ilegal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.