São Paulo, sexta-feira, 07 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Ilustre desconhecido


Após bater Kelly Slater numa etapa do circuito em 2006, australiano ganha holofotes e deve ser o vice em 2008

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

BEDE DURBDIGE , nome nada familiar por aqui, é o campeão do Hang Loose, etapa brasileira do mundial de surfe, WCT, encerrada domingo em Imbituba, SC. O australiano de 25 anos provavelmente será vice-campeão na temporada, posto que alcançou no Brasil, e vai para o Havaí defender o título do Pipe Master e o da Tríplice Coroa Havaiana.
Não é pouca coisa para um atleta que só está na quarta temporada e passou a ser notado após bater Kelly Slater na final da etapa americana de 2006. Ano passado terminou o Tour em quinto, fechando o ano com chave de ouro no Havaí.
A ausência de 13 integrantes da elite, motivada pela definição do título por antecipação, permitiu que 20 brasileiros disputassem o Hang Loose. Mesmo com esse contingente e ondas de 1,5 metro, nosso melhor resultado foi um quinto lugar. Os dois franceses que disputam o Tour, Jeremy Flores e Mikael Picon, terminaram na nossa frente e estão garantidos na elite em 2009.
Quem melhor aproveitou a última chance de defender posição em praias brasileiras foi o cearense Heitor Alves, que ficou em quinto em Imbituba e subiu para 24º no ranking que classifica os 27 primeiros.
Pelos dois circuitos, WCT e WQS, a divisão de acesso, temos quatro atletas na zona de classificação, mas apenas Adriano de Souza garantido.
É muito pouco, especialmente se considerarmos que fomos o país que mais teve etapas no ano.
Para 2009 teremos mudanças: a etapa brasileira será no fim de junho. O campeão não poderá mais ser decidido aqui, mas as condições do mar tendem a ser melhores e não haverá mais ausências, como as que aconteceram neste ano. Outra mudança, esta mais polêmica, é a volta dos top 16, que entrariam direto no segundo round. Os organizadores argumentam que os campeonatos ficariam mais dinâmicos, reduzindo de quatro para três dias as provas, e também mais adequados para a duração média de um swell. A medida ainda é opcional, mas a Billabong, que promove quatro etapas, já adotou.

WCT FEMININO
Silvana Lima foi vice-campeã, agora na etapa do Peru, perdendo para a atual campeã, Stephanie Gilmore. Três brasileiras estão entre as 18 classificadas para 2009.

BRASIL X EUA
Começa hoje em Maresias, SP, o Oi Desafio de Surf, competição por equipes que mistura veteranos como Tom Curren e novos talentos como Bruno Santos.

BIG SURFE
Saiu a lista dos 28 convidados do Quiksilver em Memória de Eddie Aikau. Carlos Burle é o único brasileiro, e o período de espera começa em 1º de dezembro.

sarli@trip.com.br



Texto Anterior: F-1: Para Ecclestone, Hamilton foi "campeão certo"
Próximo Texto: Xico Sá: O favorito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.